Adamantina recebe voluntário japonês para projeto de Atletismo com crianças e adolescentes
Nossa Lucélia - 26.07.2018


Todas as despesas do jovem Taro Miyazaki em Adamantina serão pagas pelo Governo japonês

ADAMANTINA - Adamantina recebeu nesta quarta-feira, 25, o voluntário japonês Taro Miyazaki, de 30 anos, que chegou à cidade no intuito de ensinar, por dois anos, técnicas de Atletismo a crianças e adolescentes por meio de um convênio entre o Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), a Associação Cultural, Recreativa e Esportiva (ACREA) e a Prefeitura com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA, na sigla em inglês), órgão de fomento ligado ao Governo japonês, para o desenvolvimento de um projeto de Esporte Educacional.

“Já faz algum tempo que a UniFAI e a ACREA vêm trabalhando juntas e há uma parceria formada em cima do esporte educacional e a Prefeitura integrou-se a esse projeto. Hoje existe uma demanda da sociedade por um espaço para a prática de esporte em que as nossas crianças não fiquem apenas dentro da escola, mas tenham, também, uma área para a prática desse esporte”, disse o Prof. Dr. José Aparecido dos Santos, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UniFAI.

A recepção de Miyazaki foi realizada pela colônia japonesa local, pelos secretários de Esporte Ronaldo Dutra, de Educação Osvaldo José e de Saúde Gustavo Rufino, além do vereador Paulo Cervelheira (PV), que destacaram a importância da inclusão de Adamantina neste projeto.

Todas as despesas desse voluntário em Adamantina serão pagas pelo Governo japonês, desde a passagem, salário, aluguel etc. “Nós, de Adamantina, não teremos gasto nenhum, somente benefício com a presença dessa pessoa aqui”, justificou a presidente da ACREA, Noriko Saito.

O projeto será voltado a crianças e adolescentes de cinco a 15 anos, com atividades nos períodos matutino e vespertino no Recinto Esportivo Takeshi e Toshie Matsuda (área da ACREA na qual está instalado o Câmpus IV da UniFAI).

“Vamos ter um apoio financiado pelo Governo japonês aos projetos esportivos nativos da nossa região executados na ACREA [Câmpus IV]. A UniFAI fica muito contente em poder participar desse processo de parceria que vem dando resultado a fim de fortalecer o esporte educacional em Adamantina e região”, concluiu o Prof. Dr. José Aparecido.

O jovem voluntário, que tem 17 anos de dedicação ao esporte, chegou ao Brasil há três semanas, em São Paulo, onde passou por adaptação até ser encaminhado para Adamantina. “Vamos correr juntos”, arriscou Taro Miyazaki em português, na cerimônia de boas-vindas no gabinete do prefeito Márcio Cardim (DEM).

“Agradecemos o empenho e dedicação da ACREA, por meio da sua presidente Noriko, na concretização desta proposta e a Prefeitura auxiliará no que for possível para o sucesso deste projeto, que contribuirá ainda mais para fortalecimento do atletismo local”, disse Ronaldo Dutra.

Na próxima semana, a ACREA, a Secretaria de Esportes e a UniFAI montarão um cronograma de atividades a serem desenvolvidas pelo voluntário. “Serão dois anos de muito aprendizado”, finalizou Noriko.

A JICA - A Japan International Cooperation Agency (JICA), ou Agência de Cooperação Internacional do Japão, em português, é o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. Com uma rede de escritórios que se estende por quase 100 países, a JICA presta assistência a mais de 150 países no mundo todo.

No dia 1º de outubro de 2008 nasceu a Nova JICA, a qual passou a ser responsável pela implementação, de forma unificada, das três formas de assistência até então prestadas por órgãos distintos, a saber: Cooperação Técnica, Empréstimo ODA e Cooperação Financeira Não Reembolsável. Com isso, tornou-se possível a sinergia traduzida por agilidade na prestação da assistência (Speed-Up), ampliação dos efeitos da assistência (Scale-Up) e difusão/expansão dos efeitos da assistência (Spread-Out), viabilizando uma cooperação internacional de alto nível e mais adequada às necessidades dos países em desenvolvimento.

A JICA defende uma visão de “desenvolvimento dinâmico e inclusivo” e, para tornar essa visão realidade, a agência está empenhada em quatro missões, quais sejam: desafios que acompanham a globalização como mudanças climáticas e questões relacionadas à água, alimentos e doenças infecciosas; redução da pobreza e crescimento justo; melhoria da governança, como políticas e sistemas de governo de países em desenvolvimento; e garantias da segurança humana.


Fonte: Daniel Torres de Albuquerque - Colaborou: João Vinícius / GI Notícias


Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista