Lucélia completa neste domingo 74 anos de emancipação político-administrativa
Nossa Lucélia - 23.06.2018


Lucélia já foi a segunda maior comarca do Estado

LUCÉLIA - A cidade de Lucélia completa neste domingo (24), mais um ano de vida. São exatamente 74 anos de emancipação político-administrativa, ocorrida no ano de 1.944.

Fundada pelo engenheiro Luiz Ferraz de Mesquita, em pleno sertão da zona da mata, a cidade teve antes, presença de colonizadores eslavos, oriundos da antiga Bessarábia. Possuidores de passaporte romeno imigraram para o Brasil, e atraídos pela terra fértil da região, toparam o desafio de desbravar o sertão, derrubando matas, abrindo clareiras no facão, enfrentando doenças tropicais como a malária, a leishmaniose, chamada na época de “ferida brava”, e animais selvagens como a onça pintada.

Do outro lado do espigão vieram imigrantes “teutos-germânicos”. Somados aos imigrantes japoneses, portugueses, espanhóis, italianos e migrantes nordestinos, formaram o mosaico etnocultural que é a cidade de Lucélia.

A cidade nasceu nas proximidades do espigão central, divisor dos dois principais rios da região, o Peixe e o Aguapeí. Curiosamente, a atual Avenida Internacional é marco divisor do espigão. A água da chuva que cai sobre a avenida, acaba por desaguar nos dois rios, Peixe e Aguapeí. A magnifica cachoeira do Salto Botelho é o seu ponto turístico mais importante.

Lucélia já foi a segunda maior comarca do Estado. Aos poucos novos municípios foram sendo desmembrados e novas comarcas surgiram. A cidade se orgulha em ter um rico passado, cujos fósseis de animais pré-históricos e tribos indígenas reforçam a tese de que a cidade, necessita para preservar o seu passado.

Lucélia foi cantada em verso e prosa, por aqui passaram poetas, seresteiros da madrugada, carnavalescos e pessoas comuns, que de uma foram ou de outra contribuíram pelo bem da cidade.

Hoje, Lucélia busca um novo caminho. Buscar viver com a modernidade sem esquecer o passado, unindo a tradição com um novo nascer do Sol. A prefeitura elaborou um belo calendário de eventos. Cuja programação está ocorrendo no decorrer do mês, terminando somente no final de julho.




Fonte: Marcos Vazniac / Foto encontrada no Google (autoria desconhecida)

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista