Voos noturnos estão liberados no aeroporto de Tupã
Nossa Lucélia - 21.05.2018


Fluxo aumentou no primeiro quadrimestre deste ano


TUPÃ - Os embarques e desembarques de passageiros no Aeroporto Estadual “Vicente Faria Lima”, de Tupã, aumentaram 28,88% no primeiro quadrimestre deste ano em relação a igual período do ano passado.

Segundo o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), entre os meses de janeiro a abril de 2017  o aeroporto recebeu 180 embarques e desembarques de passageiros. No mesmo período deste ano, foram 232.

Os pousos e decolagens de aeronaves no aeroporto aumentaram em 20,56% no período analisado. Nos primeiros quatro meses de 2017, foram realizados 107 pousos e decolagens. Em igual período deste ano, foram 129.

Um dos motivos que contribuiu para o aumento do fluxo de passageiros e aeronaves no aeroporto foi a liberação de pousos noturnos, ocorrido no mês de fevereiro deste ano, após o Daesp regularizar as irregularidades encontradas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) na pista de pouso.

TRABALHO - O vereador Paulo Henrique Andrade (PPS) disse que no mês de maio de 2017 foi questionado por empresários sobre a operação de voos noturnos no aeroporto, que até então estavam impedidos de acontecer. “Aproveitei uma viagem a Brasília e sentei junto com diretores da Anac para saber a respeito da questão”, disse.

De acordo com as informações obtidas pelo vereador, às obras teriam sido realizadas, porém não estavam de acordo com regulamento da Anac. Dessa forma, o Daesp foi cobrado a executar as adequações na pista de pouso, para o aeroporto voltar a receber voos noturnos.

Por meio de requerimento, o parlamentar solicitou informações ao Daesp sobre a estrutura instalada na pista do Aeroporto de Tupã para operação de voos noturnos, a qual não estava de acordo com as exigências da Anac, conforme informações conseguidas anteriormente. “Em resposta, o Daesp informou que as exigências seriam atendidas e as obras concluídas no prazo de até 120 dias”, explicou.

Andrade explicou que no final do ano de 2017, as adequações foram concluídas pelo Daesp, de acordo com as exigências da Anac. Posteriormente, foram realizadas a limpeza da pista, nivelamento das bases das luminárias e instalação das bases luminárias nas pistas de baliza. “Hoje, o aeroporto de Tupã está apto a operar voos VPR Noturnos, conforme consta no site do Daesp. Essa é mais uma conquista para nossa cidade e região, pois assim poderemos atender toda a nossa região, que antes  não tinha essa opção”, afirmou.

De acordo com o vereador, o aeroporto recebeu pelo menos quatro voos noturnos desde o mês de fevereiro.

CARACTERÍSTICAS - Vale lembrar que as aeronaves devem atender às exigências da pista para realização de pousos e decolagens. A pista possui dimensão de 1.500 por 35 metros, em asfalto, e distância de 800 metros da cabeceira mais próxima.

A pista possui como auxílios operacionais luzes de táxi, biruta, sinais de cabeceira de pista, sinais indicadores de pista, sinais de eixo de pista, sinais de guia de táxi, luzes de pista, luzes de obstáculos, luzes de cabeceira, farol rotativo, e iluminação de pátio e dois postos de abastecimento.

O terminal de passageiros possui 395 metros quadrados e estacionamento, com piso de asfalto, para até 120 veículos.


Fonte: Diário de Tupã / Foto: DAESP

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista