Conselhos apresentam sugestões para segurança na zona rural
Nossa Lucélia - 24.03.2018


Reuniram-se membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Lucélia


LUCÉLIA - Uma reunião inédita aconteceu na tarde de quinta-feira, 15, na Casa da Agricultura de Lucélia. Os membros do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Lucélia, estiveram juntos, pela primeira vez, para uma reunião, onde apontaram possíveis soluções para melhorar a segurança na zona rural de Lucélia.

Inicialmente os presidente Edmar Ferreira (Conseg) e Djair Bedore Fiorini (Conselho de Desenvolvimento Rural ), solicitaram aos secretários a leitura das atas, referentes as últimas reuniões. Após a leitura das atas, teve início a reunião com a pauta do dia.

SEGURANÇA NO CAMPO: Duas sugestões foram apontadas na reunião como futuras ações a serem estudadas e colocadas em prática visando dar mais seguranças aos produtores rurais em suas propriedades. Dois exemplos bem sucedidos foram citados como os casos das cidades de Assis e de Osvaldo Cruz. Na cidade de Assis, foi adotado o sistema que está sendo apelido de “GPS Caipira”. Naquela cidade, a polícia tem um GPS com as coordenadas de todas as propriedades rurais devidamente cadastras. Uma iniciativa de agricultores de Assis (SP) tornou mais fácil encontrar o “caminho da roça”. Através de um sistema de GPS, todas as propriedades e estradas rurais da região foram cadastradas em um sistema de georeferência e as informações disponibilizadas na internet.

O município de Assis tem mais de 500 quilômetros de estradas rurais e a iniciativa pioneira partiu dos próprios agricultores. São mais de 800 sítios, chácaras e fazendas cadastradas no “GPS caipira”. Para fazer parte do programa de georeferenciamento, cada produtor gastou R$ 100, que é o custo das placas que são colocadas na frente das propriedades.

Outra referencia é o sistema de segurança que está sendo adotado na cidade de Osvaldo Cruz. É bem semelhante ao sistema de Assis, com a diferença de que o cadastramento da propriedade fica a cargo da polícia que monitora toda a ocorrência policial. Como as viaturas da Polícia estão equipadas com GPS, o atendimento será mais eficiente porque possibilitará uma chegada até o local da ocorrência com maior eficiência e rapidez. As propriedades rurais de Osvaldo Cruz foram catalogadas e terão, cada uma, seu ponto próprio de georeferenciamento. O sistema de posicionamento global (GPS) é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, assim como informação horária de qualquer lugar no planeta.

O receptor capta os sinais de quatro satélites para determinar as suas próprias coordenadas. No caso do trabalho policial, é possível encontrar vítimas de ocorrências ou socorrer alguém ou encontrar o caminho para determinado local (ou de volta ao ponto de partida) e conhecer a velocidade e a direção do seu deslocamento.

Ficou decidido que uma futura comissão será escolhida para verificar os dois projetos sugeridos para uma futura ação, que visa dar mais segurança ao homem do campo no município de Lucélia. Segunda dados no município há aproximadamente 700 propriedades rurais.

Para funcionar, cada sitiante que aderir ao projeto terá que criar um “totem' com o nome da estrada, o proprietário e se possível dados geográficos o que facilitaria o deslocamento da viatura policial em caso de um roubo de gado, por exemplo. Por enquanto foi apenas duas sugestões que podem ser amadurecidas e virar projetos eficiente e dar mais segurança ao produtor rural.

PRAÇA PE. FRANCISCO MAHR: Após solicitação feita a prefeitura de Lucélia, os funcionários do Almoxarifado realizaram a poda de galhos de árvores na “Praça da Igreja Matriz”. O serviço deixou a praça com um novo visual e proporciona uma visualização muito melhor do que acontece nas noites, pois segundos denúncias, a referida praça estava se tornando um ponto de consumo de drogas por parte de jovens. A poda e a iluminação, com substituição de lâmpadas queimadas, dá mais segurança aos moradores e usuários da praça.

TRANSITO: Uma rua perto do “loteamento Baraldi” na Vila Rancharia poderia ter a sinalização trocada, pois ali, podem ocorrer acidentes de trânsito.

Por fim, foi comentado que está tramitando no Congresso Nacional, um Projeto de Lei que se aprovado, permitirá o porte de arma de fogo ao produtor rural dentro da propriedade. Tal projeto está em recursos no Senado Federal.


Fonte: Marcos Vazniac / Foto: Sergio Caldeira

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista