Tradição, retornos e novatos: Paulista da 4ª divisão terá 40 times na briga por 2 acessos
Nossa Lucélia - 06.02.2018


Rebaixados em 2017, Paulista, Comercial, Flamengo-SP e Independente puxam a fila das equipes tradicionais; torneio também contará com 6 clubes que retornam ao futebol profissional e 5 novatos


FUTEBOL - A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou a lista de participantes, o formato de disputa e a tabela do Campeonato Paulista da Segunda Divisão 2018. Ao todo, 40 times vão encarar o quarto patamar estadual, 11 a mais do que no ano passado (veja a lista completa dos clubes, a divisão das chaves e tabela da primeira rodada abaixo). Será a maior edição dos últimos cinco anos. As novidades foram reveladas nesta segunda-feira (5).

Alguns dos clubes que estarão na disputa são bastante tradicionais, como Paulista (campeão da Copa do Brasil de 2005), Comercial, Flamengo-SP e Independente, rebaixados na Série A3 do ano passado. A próxima edição também contará com os retornos de Bandeirante, Fernandópolis, Guarujá, Itapirense, Santacruzense e Tupã ao futebol profissional, além da primeira apariação de Catanduva FC, Talentos 10, Grêmio Desportivo São-carlense, Mauá Futebol Treinamentos e Andradina.

Na primeira fase, os times estão divididos em cinco grupos regionalizadas de oito equipes e jogarão dentro das chaves em turno e returno. Os três primeiros de cada grupo e mais o quarto melhor colocado se classificam. Na segunda fase, os 16 classificados serão divididos em quatro chaves, com os dois melhores de cada grupo avançando. Ao contrário dos últimos anos, a terceira fase não será de mata-mata (quartas de final), e sim de grupos de quatro equipes (dois). Os dois melhores avançam para a fase semifinal, aí sim de mata-mata, e quem chegar à final garante o acesso à Série A3.

Há cerca de uma semana, a FPF tinha revelado as primeiras novidades da Segundona, entre elas a data prevista para o início da competição – dia 8 de abril – e a liberação de uma lista de atletas das categorias de base. Porém, na oportunidade, a Federação também informou que os participantes e o formato de disputa seriam divulgados na última quarta-feira (31), algo que só ocorreu nesta segunda.

Tema de bastante discussão no ano passado, inclusive na Justiça do Trabalho, a regra que permite apenas atletas até 23 anos disputando o certame estará em vigor. Inclusive, pela primeira vez, a FPF se refere à limitação de idade no próprio nome do torneio: "Campeonato Paulista Sub-23 da Segunda Divisão".

CONFIRA OS GRUPOS DA SEGUNDONA

GRUPO 1
Andradina
Santacruzense
Assisense
Grêmio Prudente
Osvaldo Cruz
Talentos 10
Tupã
Vocem

GRUPO 2
América-SP
Inter de Bebedouro
Bandeirante
Catanduva FC
Taquaritinga
Fernandópolis
Grêmio Catanduvense
José Bonifácio

GRUPO 3
Francana
Brasilis
Comercial
XV de Jaú
Grêmio Desportivo São-carlense
Independente
Jaguariúna
Itapirense

GRUPO 4
Amparo
Flamengo-SP
AD Guarulhos
Joseense (antigo São José FC)
Atlético Mogi
Paulista
São José EC
União Mogi

GRUPO 5
Itararé
Guarujá
Barcelona-SP
Elosport
Primavera
Mauaense
Jabaquara
Mauá Futebol Treinamentos

TABELA DA 1ª RODADA (AINDA NÃO ESTÁ DESMEMBRADA)

Tupã x Santacruzense
Grêmio Prudente x Osvaldo Cruz
Vocem x Talentos 10
Andradina x Assisense
José Bonifácio x Inter de Bebedouro
América-SP x Grêmio Catanduvense
Taquaritinga x Bandeirante
Catanduva x Fernandópolis
Francana x Brasilis
XV de Jaú x Comercial
Independente x Itapirense
Jaguariúna x Grêmio São-carlense
Paulista x Amparo
União Mogi x Joseense
Flamengo-SP x Atlético Mogi
São José EC x AD Guarulhos
Elosport x Jabaquara
Itararé x Primavera
Mauaense x Guarujá
Barcelona-SP x Mauá Futebol Treinamentos


Fonte: Do Globo Esporte.com

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2018 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista