Jorge Cocicov e Marcos Vazniac lançam livro sobre a imigração eslava
Nossa Lucélia - 02.12.2017


Vassil, o Imigrante Búlgaro, traz em forma de ficção, baseado em alguns fatos reais, o que foi a epopeia da imigração bessarabiana, ocorrida no ano de 1.926 para o Brasil


LITERATURA - O livro 'Vassil, o Imigrante Búlgaro', foi escrito em quatro mãos, tendo dois autores que tem a mesma origem. Tanto o Dr. Jorge Cocicov, magistrado, advogado e escritor, residente em Ribeirão Preto, como coautor Marcos Vazniac, jornalista e professor de História, residente em Lucélia, tem suas raízes na atual Moldávia, antiga Bessarábia.

A ideia de escrever Vassil, o Imigrante búlgaro, se deu no distante ano de 2007, mais exatamente no Museu da Imigração em São Paulo, quando o Dr. Cocicov, lançava um livro sobre a imigração búlgara, e trazia no livro um capitulo inteiro sobre a comunidade de Balisa, na época pertencente ao município de Martinópolis, e hoje no atual município de Lucélia.

Em junho de 2011 os primeiros capítulos do livro começaram a ser escritos, e troca de e-mail entre os autores começou a ser uma frequência. Uma correspondência quase que diária entre Lucélia e Ribeirão Preto, e depois entre Lucélia e Ubatuba, aconteceu entre ambos os autores, que escreviam, corrigiam os textos um dos outros, subtraiam e adicionaram novas ideias e textos.

Depois de muitas idas e vindas, perdas e ganhos, desistências e recomeços, o livro Vassil, o Imigrante Búlgaro, chega aos leitores de forma bem acabada, escrito para ser um filme ou uma novela. Alias o livro tem uma história, recheada de drama e emoção.

O livro está em forma de CD, para ser lido no computador. Com 650 páginas, e custando R$ 25,00, traz ilustrações e uma narrativa onde o leitor vai se pensar. Isso tudo aconteceu? É muito real para ser uma mera ficção.

O cenário começa na Bessarábia (atual Moldávia), ao tempo do julgo romeno sobre essa província russa, no início do século XX. São momentos exuberantes de história e de amor, original roteiro de rara beleza. Um show de gastronomia russa, vinhos da Moldávia e lugares mágicos com uma cultura ímpar de se apaixonar.

Dois jovens, Svetlana e Vassil enamoram-se, logo após a volta dele da Primeira Guerra Mundial. Apesar do pai dela ser proeminente político local, ela é violentada pelo sargento do exército romeno e por seus soldados.

O jovem Vassil atormentado promete vingança e dentro de um macabro plano, alimenta uma premeditada amizade com o sargento comandante dos estupradores.

Vassil segue sua vida e se casa com Ekaterina e o casal emigra, com o pequeno irmão da noiva falecida, em direção do Brasil e aqui forma sua família com todo esforço de um desbravador de terras, tal como seus conterrâneos. Ele jamais esquece Svetlana e na idade madura entrega-se a embriagues.

O estranho desparecimento do sargento Constatinescu, depois de muitos anos, é objeto de diligências policiais que se encaminham para a sua solução que se transforma em enorme tormento para Vassil, fato que o leva ao desespero.

Vassil e Ekaterina vivem na colônia de imigrantes, Nova Bessarábia, no interior paulista, que virou município, e tem a inusitada presença de um agente da KGB,  e do médico nazista Josef Menguele.

O filho do casal, Nikolai, apaixona-se por Eva, uma descendente de alemães, que também o ama, contudo, com o início da Segunda Guerra Mundial, Nicolai é alistado.

O destino faz com que, em combate, ao enfrentar o inimigo, depara-se com o ex-namorado de Eva, seu mortal desafeto e integrante das forças alemãs, em solo italiano.

Terminada a guerra, Nikolai é condecorado e promovido ao oficial por ato de bravura. Ekaterina, viúva, é assediada para um segundo casamento, contudo um oculto enamorado surge (surprendentemente, ele é o irmão da falecida Svetlana) e que apesar de tantos anos de convivência nunca revelara o amor que sentia por ela.

O livro passou por duas revisões feitas por um professor de Língua Portuguesa, que o considerou dramático e magnífico! Por uma professora de Literatura, que ao ler apenas o primeiro capítulo, o considerou épico, magistral e fenomenal,  digno de um roteiro de filme que transcende gerações. Escrito em quatro mãos, o romance abrange desde as trincheiras da Primeira Guerra Mundial, passando pelos Gulags de Stálin na Sibéria, até a participação brasileira em Monte Castelo, na Itália. No Brasil, aborda a ascensão do nazifascismo nas colônias germânicas, o futuro e a ilusão das famílias que ousaram imigrar rumo ao desconhecido, rumo à vitória e a morte.  Temas como a Revolução Constitucionalista de 1.932, e a Copa do Mundo em 1950 são narrados, misturando realidade e ficção.

História de uma paixão nunca esquecida e que toca o coração. Quem desejar ter esta magnifica obra em sua biblioteca basta entrar em contato com os autores Jorge Cocicov e Marcos Vazniac.

É o segundo romance de Marcos Vazniac, filho de imigrantes russos bessarabianos. Em 2013 ele lançou O Voo de Condor. Ano que vem chega mais um livro, que aborda temas como metafísica e o deslocamento do feminino, não apenas no mundo do trabalho, mas na vida sexual e afetiva. A mulher protagonista, que vai à luta, não apenas no trabalho, mas é protagonista nas escolhas do seu parceiro. Ela é quem escolhe e não é preterida. O futuro romance com 400 páginas está passando por análise na Europa e não pode ter dados revelados, por enquanto.  E depois  vem mais dois, cujas pesquisas estão em fase final.

Já o Dr. Jorge Cocicov, filho de imigrantes búlgaros bessarabianos, tem vários livros de Direito publicados e três livros sobre a imigração búlgara da Bessarábia para o Brasil, editados, com ampla pesquisa documentada.

Esperamos que gostem do nosso trabalho. As 650 páginas demoraram seis anos para ser escritas, reescritas, deletadas, e reencontradas. Um épico eslavo, em pleno coração do Estado de São Paulo. Temos a certeza absoluta, pelo roteiro, de que haverá tradução para outros idiomas, e o nosso livro ganhará formato mundial.




Fonte: Gazeta Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2017 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista