Penitenciária de Lucélia promove 2º edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade
Nossa Lucélia - 15.08.2017


Evento será realizado nesta terça-feira e contará com atendimentos jurídicos, médicos e documentais


LUCÉLIA - Depois do sucesso da primeira edição da ação no ano passado, que resultou em cerca de 4 mil atendimentos aos sentenciados da Penitenciária de Lucélia, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade volta a ocorrer na unidade prisional nesta terça-feira (15). A ação vem percorrendo os presídios paulistas e, somente em 2016, resultou em 92 mil atendimentos a pessoas privadas de liberdade em 33 estabelecimentos subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste).

A 2º edição da jornada vem dar continuidade aos trabalhos já realizados, beneficiando os novos integrantes da população carcerária.  O evento oficial terá início às 09h com cerimônia de abertura, seguindo durante todo o dia. Devido à demanda e disponibilidade dos parceiros, algumas atividades que fazem parte da jornada se desenvolverão ao longo da semana. No local, haverá exposição de produtos produzidos pelos sentenciados como sacolas para embalagens, prendedores e cadeiras de área e também apresentação musical do reeducandos do regime semiaberto.

ATIVIDADES - O objetivo é oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos sentenciados, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e fora dela. Deste modo, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliar na retomada da vida social quando ganharem a liberdade. Para tanto, haverá emissão/atualização e entrega de Registros Gerais (RG), Cadastros de Pessoa Física (CPF), Certidões de Nascimento, Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atendimentos jurídicos e de enfermagem como testes rápidos para detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's). Também haverá cortes de cabelo e palestras sobre noções básicas de primeiros socorros, DST's, motivacionais e sobre serviços da Central de Atendimento ao Egresso e Família (Caef), além da exibição do filme Os Dez Mandamentos, tudo para os sentenciados.

AÇÃO - A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).


Fonte: Do Sigamais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2017 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista