Após acidentes e mortes, moradores e vereadores debatem melhorias para avenida Moysés Justino da Silva
Nossa Lucélia - 11.08.2017


Desde 2.013, foram três mortes na avenida, considerada uma das mais movimentadas e perigosa de Adamantina. População pede providências


ADAMANTINA - A semana ficou marcada por mais um acidente na avenida Moysés Justino da Silva, ligação entre Adamantina e Lucélia. Um carro capotou ao desviar de outro veículo que fez uma conversão repentina na altura da rotatória do Jardim Bela Vista, na terça-feira (8).

O ocorrido entra para triste estatística da via, que teve 34 acidentes de trânsito com 51 vítimas registradas pelo Corpo de Bombeiros entre 2.014 e 2.016. Desde 2.013, foram três mortes na avenida, considerada uma das mais movimentadas e perigosa de Adamantina.

Também nesta semana, a Prefeitura instalou tachões no canteiro central em trecho da Estância Dorigo, local onde um motociclista morreu em julho após ser atingido por uma caminhonete que realizou uma conversão irregular. De acordo com nota da Prefeitura, o objetivo da obra é fazer com que motoristas não cruzem a referida avenida fora das rotatórias regulamentadas.

Com constantes acidentes e sem medidas efetivas para garantir a segurança de pedestres e condutores, moradores da Estância Dorigo, Jardim Bela Vista e Conjunto Bandeirantes solicitaram reunião com vereadores na quarta-feira (9). No encontro, com a presença de Acácio Rocha (DEM), Alcio Ikeda (Podemos) e o secretário de Obras, Welington Rodrigo Zerbini, foram debatidos sugestões para o local. “A reunião foi uma iniciativa dos moradores. O grupo trouxe algumas sugestões. Nós, vereadores, também apresentamos as nossas, e todas elas são no sentido de uma melhor organização viária e segurança de motoristas e pedestres”, disse Acácio Rocha.

Segundo ele, as sugestões passam pela instalação de redutores de velocidade, dos quais há previsão de que ocorra, por parte da Prefeitura. O vereador informou que a proposta é construir obstáculos com asfalto quente (CBUQ) por ser de secagem mais rápida. “A Administração Municipal abriu licitações, mas não apareceram empresas interessadas. Outra alternativa é construir com concreto usinado, o que fica mais caro. O que foi positivo é saber que há interesse e decisão da Prefeitura, nesse sentido”, enfatiza o parlamentar.

Outra proposta apresentada foi o fechamento definitivo dos acessos irregulares abertos na Estância Dorigo. Hoje, são cinco pontos de acesso, o que faz o risco de acidentes ser multiplicado igualmente. “A sugestão passa pela instalação de um único acesso e fechamento dos demais com barreira física. Essa dinâmica já existe perto dali, no acesso ao Bela Vista, que atende três bairros (Bela Vista, Poetas e Bandeirantes), e poderia ser adotada também no Dorigo.  Foi sugerido também que o estudo considerasse a possibilidade de dois acessos ao Dorigo, e tudo isso vai ser avaliado”, informa o vereador.

Os moradores também pediram melhorias no atual acesso do Bela Vista com vistas a torná-lo mais seguro, local onde houve o capotamento nesta semana. “Também foi levantada à necessidade de melhorar sinalização. A calçada para pedestres (ligando o Bela Vista ao Lar dos Velhos) e ciclovia também foram apontados como importantes, por tirá-los da situação de risco, já que muitos pedestres e ciclistas usam o próprio leito da pista para se locomoverem”, disse.

O próximo passo, segundo Acácio Rocha, é agendar uma reunião com secretário de Planejamento, Paulo Purificação. “Juntar todas as sugestões e extrair uma proposta. E submeter essa proposta a um maior número de moradores, para ter uma boa adesão. Com isso fechado, é atuar para que a Prefeitura coloque em prática”, finaliza.


Fonte: João Vinícius _ Do GI Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2017 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista