"Meus avôs lutaram na 1.ª Guerra Mundial"
Nossa Lucélia - 02.07.2017
Os avós de Carlos Vassili Lukianchuki moraram em Balisa, um Distrito luceliense que já não existe mais
LUCÉLIA - A frase acima foi dita pelo Sr. Carlos Vassili Lukianchuki, funcionário público estadual, residente na cidade de Lucélia. Filho de imigrantes russos, oriundos da antiga Bessarábia, atual Moldávia, ele nos apresentou algumas fotos e documentos escritos em romeno e russo originários da Europa, e em meados das décadas de 1.940 e 1.950 nos atuais bairros de Água Grande e Balisa.
Ele revelou que seus avôs paterno e materno lutaram na 1.ª Guerra Mundial (1914-1918) defendendo a Rússia nas batalhas contra os alemães. Seu avô paterno Ivan Ivanovith Lukianchuki e seu avô materno George Zverianghitov, pegaram em armas e lutaram pelo Tzar Nicolau II, membro da Dinastia Romanov. Com as sucessíveis derrotas na guerra, os russos acabaram retirando-se dos conflitos para dedicar a uma nova guerra interna que estava começando. Tratava-se da Revolução Russa, onde Ivan Ivanovith Lukianchuki e George Zverianghitov pegaram em armas contra o Tzar e lutaram a favor do partido bolchevique, que prometia extirpar a família Romanov do poder na Rússia e instituir a primeira nação socialista do planeta.
Eles foram soldados do Exército Vermelho, fundado por Lev Davidovich Bronstein, conhecido por Trótski, que ao lado de Vladimir Ilyich Ulyanov (Lenin) e do Iossif Vissariónovitch Djugashvili (Stalin) venceram a guerra civil e instituíram a URSS em 1.922. Vale ressaltar que outros imigrantes russos que moraram em Lucélia atuaram nas frentes de combate em ambos os conflitos.
Nos anos de 1.925 e 1.926, ocorreu uma grande corrente imigratória de russos, búlgaros e outros povos da Moldávia para o Brasil. Estes dois guerreiros que lutaram ao lado do Tzar na Primeira Guerra Mundial e contra a família imperial na Revolução Russa, moraram em Balisa e consequentemente residiram no município de Lucélia, após sua emancipação.
Ivan Ivanovith Lukianchuki foi sepultado no cemitério de Balisa, que ficava nas proximidades do córrego Água Grande e que foi totalmente destruído nas décadas de 1.970 e 1.980 devido ao avanço da agricultura e pecuária.
Fonte: Marcos VazniacVoltar para Home de Notícias
Lucélia - A Capital da Amizade O primeiro município da Nova Alta Paulista |