Mais de 140 adolescentes da Fundação Casa se inscrevem para a Olimpíada de Matemática em Irapuru
Nossa Lucélia - 22.05.2017


As provas da primeira fase acontecerão no dia 6 de junho e serão aplicadas pelos professores das próprias escolas


IRAPURU - As duas unidades da Fundação Casa instaladas em Irapuru inscreveram 147 jovens para a 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

O centro socioeducativo pertence à Divisão Regional Oeste (DRO), uma das 12 administrações localizadas da instituição. As provas da primeira fase acontecerão no dia 6 de junho e serão aplicadas pelos professores das próprias escolas.

No Estado, cerca de 7.100 adolescentes que cumprem medida socioeducativa em 103 centros da Fundação Casa estão inscritos para a disputa neste ano.

Nos centros da Fundação Casa, onde lecionam professores da rede pública estadual, também ocorrerá a aplicação dos testes. Pela primeira vez em 13 anos de Olimpíada, alunos de escolas particulares também se inscreveram.

O número de participantes inscritos pela instituição é o maior já registrado. Em 2016, foram 6.939 inscritos, sendo que 14 jovens alcançaram premiações, incluindo uma inédita medalha de bronze entre adolescentes privados de liberdade no Estado. Em 2015, foram 11 menções honrosas.

Na primeira fase, os adolescentes, separados em três níveis, responderão a prova objetiva, com questões de múltipla escolha. O teste terá duas horas e meia de duração. O resultado com os classificados será divulgado no dia 11 de agosto. A segunda fase, marcada para 16 de setembro, conterá avaliação discursiva.

Os inscritos separam-se nos seguintes níveis: 1, para matriculados no 6º ou no 7º ano do ensino fundamental; 2, para estudantes matriculados no 8º ou no 9º ano do ensino fundamental; e 3, para aqueles que cursam quaisquer das três séries do ensino médio.

Em 2017, a Obmep recebe a adesão de alunos de escolas privadas. De acordo com o Impa, o objetivo é garantir que todas as escolas brasileiras acessem material de qualidade em Matemática, despertando o interesse pela área. Ao todo, 51.373 instituições de ensino se inscreveram. Destas, 2.925 são escolas particulares.

No ano passado, 17,8 milhões de estudantes fizeram as provas da Obmep em 99,6% dos 5.561 municípios brasileiros. O prazo para inscrição de estudantes terminou no dia 31 de março.

A premiação para alunos de escolas públicas continua a mesma a 12ª edição, com 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de até 46.200 menções honrosas. Entre os alunos de escolas particulares, serão distribuídas 25 medalhas de ouro, 75 de prata e 225 de bronze, além de até 5.700 menções honrosas.

A Olimpíada surgiu em 2005, numa criação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. O concurso é realizado com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), além do apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).


Fonte: G1 PRESIDENTE PRUDENTE

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2017 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista