Radar com Detecta na SP-294 informa sobre carro furtado e PM recupera veículo em bloqueio
Nossa Lucélia - 17.05.2017


Carro passou pelo radar, que identificou o veículo como produto de furto


IRAPURU - Por volta das 6h30 da manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Militar conseguiu recuperar um veículo furtado e prendeu seus ocupantes por receptação. A operação foi na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Irapuru.

Segundo a PM, o veículo foi identificado pelo sistema Detecta, na SP-294, altura de Dracena, depois de passar pelo radar. Com a notificação automática às autoridades, a PM se mobilizou e realizou o cerco, na altura de Irapuru. A operação foi realizada pelos policiais militares cabo Tolentino e soldado Calbente.

O veículo objeto de furto é uma camionete carga aberta Seat Inca, placas DGB-6271, de Pontal (SP)., com queixa de furto naquela cidade, conforme Boletim de Ocorrência da Polícia Civil (BOPC) Nº 462/17.

O veículo era conduzido por A.J.S., de 40 anos, tendo como acompanhante P.R.M.F., de 23 anos. Eles informaram que estariam retornando de Rio Brilhante (MS), onde o condutor havia tentado receber uma dívida. Com referência ao veículo, foram unânimes em afirmar que o mesmo foi emprestado pelo primo do passageiro, identificado pelas iniciais de H.J.M.

Dante da situação foi dado voz de prisão em flagrante a ambos por incursão ao artigo 180 do Código Penal Brasileiro (Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime).

Segundo a PM, ambos esboçaram fuga, porém foram contidos e algemados.

Os dois foram apresentados na delegacia de Policia de Irapuru, onde a prisão foi ratificada. Ambos foram autuados e ficaram presos, à disposição da Justiça.

DETECTA MONITORA O ESTADO DE SP COM MAIS DE TRÊS MIL CÂMERAS DE VÍDEO - Segundo o portal do Governo de SP, o sistema Detecta conta com 3.144 câmeras em 1.497 pontos de todo o Estado de São Paulo, e assim reúne o maior banco de dados de informações policiais da América Latina. Estão integrados ao sistema os bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.

Os dados reúnem informações e fotos de criminosos procurados, cadastro de pessoas desaparecidas, dados sobre a situação de veículos, se estão com os documentos em ordem, de foram furtados, roubados ou clonados.

Um balanço dos resultados do monitoramento no Estado de São Paulo indica que, no período de 2014 a 19 de abril de 2017, as imagens captadas contribuíram para a prisão de 4.731 pessoas em flagrante delito; interceptação de 3.320 veículos, apreensão de 276 armas de fogo e leitura de 20 bilhões de placas de automóveis. Na capital, durante o mesmo período, 2.942 pessoas foram detidas, 2.172 veículos interceptados e apreendidas 162 armas de fogo.

VEREADOR PEDE DETECTA NO RADAR EM ADAMANTINA - Em sessão realizada no dia 20 de março passado, o vereador Acácio Rocha apresentou requerimento, endereçado ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) – Regional de Presidente Prudente, solicitando a instalação do Detecta no radar existente na Rodovia SP-294, em Adamantina. “É sabido que as câmeras, instaladas nos radares, integradas ao sistema de reconhecimento, detectam algumas situações suspeitas como, por exemplo, veículo furtado, veículo roubado, veículo envolvido em ação criminosa, proprietário de veículo com mandado de prisão e proprietário de veículo com registro de desaparecimento, entre outros fatores, o que contribuiria, de maneira significativa, à maior segurança dos usuários e ao combate aos infratores e à criminalidade”, diz o pedido.


Fonte: Do Sigamais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2017 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista