Aulas são suspensas em creche após confirmação de caso de meningite
Nossa Lucélia - 15.03.2017


Lar Infantil, no Jardim Brasilândia, em Dracena, passará por higienização. Aluno de um ano e dez meses segue internado na Santa Casa


DRACENA - A Prefeitura de Dracena suspendeu as aulas na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Lar Infantil, no Jardim Brasilândia, nesta quinta-feira (16) para a higiene ambiental do local. A medida foi adotada após a confirmação de um novo caso de meningite viral, em um aluno de um ano e dez meses.

O paciente está internado na Santa Casa de Dracena, mas passa bem e já não apresenta mais febre, segundo o órgão competente.

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, somente as aulas do Lar Infantil foram interrompidas, porém, na sexta-feira (17) as atividades da instituição serão retomadas normalmente.

A secretária municipal de Saúde e Higiene Pública, Ligia Sinatura, ressalta que a suspensão do funcionamento da creche é apenas uma medida adicional, já que a meningite viral não oferece riscos a quem mantém contato com o paciente, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Dracena também interrompeu as aulas na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Cantiga de Ninar, localizada no Bairro Emílio Zanatta, após a confirmação de dois casos de meningite viral em crianças frequentadoras da mesma unidade de ensino.

SINAIS E SINTOMAS - De acordo com a Prefeitura, a meningite viral, também chamada de meningite asséptica, é menos grave e mais frequente do que a meningite bacteriana e melhora sem tratamento específico. É causada, em geral, pelos enterovírus, mas outros vírus que podem ser evitados por vacinação (tríplice viral ou tetra viral) também podem provocar a doença.

Os enterovírus têm maior possibilidade de ser disseminados quando as pessoas não lavam as mãos após ir ao banheiro, trocam fraldas ou lençóis sujos e depois levam as mãos à boca, preparam alimentos ou tocam em outras pessoas com os dedos contaminados.

Estes vírus podem, também, ser transmitidos por contatos próximos, comuns entre membros da mesma família. As pessoas com contato próximo com pacientes portadores de meningites virais não necessitam de tratamento preventivo com antibióticos, mas deverão lavar as mãos frequentemente com água morna e sabão, ou usar produtos para limpeza das mãos à base de álcool ou gel de álcool para evitar a transmissão desses vírus.

Os sinais e sintomas de meningite podem surgir repentinamente e são febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos.


Fonte: Do G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2017 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista