Administração municipal busca soluções quanto à adequada destinação dos diversos resíduos
Nossa Lucélia - 13.02.2017


Fontaine Tazinazzo Bastos participou do evento do Programa Município VerdeAzul realizado no Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio


LUCÉLIA - O diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Lucélia, Fontaine Tazinazzo Bastos, participou na quinta-feira (09), do lançamento anual do Programa Município VerdeAzul (PMVA). O evento aconteceu no Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio e contou com presença do secretário de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Salles e do coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo Silva.

O Programa tem o propósito inovador de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, estimulando e auxiliando as Prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas com estratégicas para o desenvolvimento sustentável. O PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

A situação no antigo aterro sanitário de Lucélia não é diferente dos aterros de Adamantina e Osvaldo Cruz (ambos interditados e lacrados pessoalmente pelo secretário Ricardo Salles na semana passada). O mesmo foi interditado em janeiro de 2017, por meio de decisão judicial. Assim que a Prefeitura foi notificada, a atual administração através da Diretoria do Meio Ambiente acatou a medida de imediato, providenciando o lacramento do aterro sanitário de Lucélia.

Segundo o secretário Ricardo Salles, Lucélia estava entre as cidades onde o aterro sanitário seria lacrado por ele pessoalmente, mas em vistoria da CETESB na quarta-feira (08), foi constatada sua interdição pela própria Prefeitura, conforme exigido, dispensando assim o ato de lacramento por parte do secretário, atitude que foi elogiada por Salles, ressaltando a importância da busca de medidas ambientalmente corretas e o cumprimento do que determina a Justiça.

A atual administração vem bravamente buscando soluções quanto à adequada destinação dos diversos resíduos. “Não é nada fácil sair da inércia e encontrar soluções de problemas crônicos em nosso município no que diz respeito a resíduos sólidos”, disse Fontaine. “A principal solução quanto à destinação ambientalmente correta depende principalmente de cada morador de nossa cidade, com a separação desse material, seja no dia-a-dia através da coleta seletiva separando seus resíduos recicláveis as terças e quintas-feiras, não jogando lixo orgânico ou reciclável dentro das caçambas que são destinados às resíduos de construção civil, separando adequadamente folhas e material de jardinagem dos demais”.

O diretor lembra ainda que “cada resíduo tem seu lugar certo e cabe a nós, população, realizar esse trabalho de separação, seja em nossas casas ou empregos, assim, de uma maneira ordenada, cada resíduo terá sua destinação correta, cuidando do meio ambiente, de uma cidade mais limpa e consciente do descarte do que produz”.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista