Cemitério de Adamantina está lotado, qual será a solução?
Nossa Lucélia - 24.01.2017


Para resolver o problema, ideia é viabilizar a implantação do Cemitério Vertical


ADAMANTINA - O Cemitério Municipal tem hoje espaço para 90 túmulos aproximadamente, os quais seriam preenchidos em apenas três meses já que a média no município é de 30 sepultamentos por mês, segundo previsão informada ao Jornal Folha Regional pela Prefeitura de Adamantina. Mas, então, qual seria a solução emergencial?

A preocupação não é nova, as administrações anteriores até “denunciaram” a necessidade de encontrar uma saída, porém, nada foi feito de fato.

Como o prazo limite seria março ou abril deste ano, caberá à Gestão Márcio Cardim (DEM) resolver o problema, sem poder protelar. Por isso uma alternativa já está sendo analisada pela Prefeitura.

De acordo com o secretário municipal de gabinete Gustavo Rufino, a proposta é implantar no limitado espaço ainda existente o sistema de Cemitério Vertical, com gavetas suspensas em uma estrutura coberta e com contra-piso, enfim, toda adequada para armazená-las.

“Esse sistema é usado em grandes cidades e aumentaria a quantidade do nosso Cemitério em mais 1.200 túmulos. Ou seja, em vez de três meses, estenderíamos a capacidade de ocupação estendida para três anos pelo menos. Por isso já estamos fazendo os estudos financeiros para tentar viabilizar a implantação do Cemitério Vertical”, destacou Rufino.

Outra medida paliativa que está sendo levantada pela Prefeitura é relacionada aos túmulos não perpétuos ocupados há décadas, que após obedecer todos os trâmites burocráticos poderiam ser desocupados e reutilizados para novos sepultamentos.

Mas a iniciativa efetiva que também começa a ser estudada pelo Executivo é a viabilização do novo Cemitério Municipal, que deve ser construído no terreno defronte do atual, onde hoje serve de estacionamento. “A intenção é fazermos um Cemitério todo Vertical. Começamos a fazer os levantamentos da documentação necessária (licenças) e os estudos econômico-financeiros para realmente acabarmos com a carência dos adamantinenses de terem um espaço digno e garantido para sepultar seus entes queridos”, confirmou o prefeito Márcio Cardim.


Fonte: Da Folha Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista