Dracena chega aos 71 anos com pouco mais de 46 mil habitantes, segundo o Censo do IBGE
Nossa Lucélia - 08.12.2016

A fundação do município ocorreu em 8 de dezembro de 1945, quando Írio Spinardi, João Vendramini, Virgílio e Florêncio Fioravanti estabeleceram um núcleo na região, conhecida como Zona da Mata

DRACENA - A cidade de Dracena comemora hoje, 8 de dezembro, 71 anos de fundação. Segundo o Censo do IBGE, a população estimada neste ano da cidade corresponde a 46.088 habitantes. A quem aposta que a cidade já tem 50 mil moradores. Em 2010, esse número era de 43.258.

A fundação do município ocorreu em 8 de dezembro de 1945, quando Írio Spinardi, João Vendramini, Virgílio e Florêncio Fioravanti estabeleceram um núcleo na região, conhecida como Zona da Mata, numa gleba de 300 alqueires, adquirida em setembro do mesmo ano.

Planejada a cidade, foi construído um hotel num prédio de dois pavimentos, que constituiu o povoamento, enquanto a gleba era subdividida em pequenas propriedades, proporcionando melhores oportunidades de aquisição.

A construção de uma moderna estação rodoviária e o maior número de casas trouxe um progresso rápido para Dracena, que em dezembro de 1948 passou a Distrito de Paz e em dezembro de 1953, elevada a município, sendo hoje constituído dos distritos de Jamaica e Jaciporã.

Dracena se tornou município, pela lei estadual número 233, de autoria do então deputado estadual Ulisses Guimarães, que o desmembrou de Gracianópolis (Tupi Paulista).

A instalação oficial do município ocorreu no dia 4 de abril de 1949, quando tomou posse o primeiro prefeito Írio Spinardi, um dos fundadores. Na Câmara, o primeiro presidente foi Messias Ferreira da Palma.

O nome Dracena surgiu de um concurso popular organizado pela empresa que procedeu ao loteamento da área urbana, no qual o vencedor foi o jornalista e poeta Jacob Neto, no município de Tupã. Significa a designação de uma planta ornamental, da família das liliáceas, com folhas verdes e amarelas.

O território abrange as terras entre o Rio do Peixe e os ribeirões Cainganga e Nova Palmeira. Dracena é sede de microrregião formada por mais dez cidades.

A cidade é administrada pelo prefeito José Antonio Pedretti e a vice Célia Brandani. A Câmara atual é formada por 13 vereadores, presidida por Francisco Rossi.

A próxima administração municipal terá como prefeito Juliano Bertolini e o vice Moisés Antônio de Lima, eleitos em outubro deste ano.

CURIOSIDADES – O primeiro menino registrado em Dracena foi Pedro Carlos Bocca, filho do conceituado médico, doutor Pedro Bocca Neto; a primeira menina foi Neyde Maria de Oliveira; o primeiro frei a fazer parte da comunidade, foi frei Angélico tendo a primeira missa presidida pelo padre Bernardes.

O primeiro casamento uniu Manoel Braz da Cruz e Alaíde Paschoalette; a primeira professora foi dona Zizi Bocca; a primeira casa de madeira foi erguida pelo senhor Antonio Rodrigues de Barros, assim como o primeiro prédio de tijolos; a primeira farmácia foi de propriedade de Messias Ferreira da Palma.

O primeiro armazém de secos e molhados pertencia ao senhor Victor Mascule; tendo o Cine São Luiz, como primeiro cinema de Dracena. A Estação Ferroviária foi inaugurada na cidade no dia 30 de dezembro de 1959 e o aeroporto em 9 de dezembro de 1984.

A primeira cirurgia feita em Dracena foi realizada pelo médico Gumercindo Corrêa de Almeida Moraes Júnior, acompanhado pelo anestesista Linneu Rubens de Carvalho Ferreira.


Fonte: Do Portal Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista