Cortes e podas drásticas sacrificam centenas de árvores em Adamantina
Nossa Lucélia - 21.11.2016

MPE abriu inquérito para apurar possíveis irregularidades no serviço de podas em Adamantina, após denúncia do vereador Luis Carlos Galvão

ADAMANTINA - O Ministério Público abriu inquérito para apurar possíveis irregularidades no serviço de podas de árvores em Adamantina, após denúncia do vereador Luis Carlos Galvão (REDE), protocolada em outubro.

O parlamentar considera “crime ambiental e conivência do Poder Público local a situação de muitas árvores podadas drasticamente na cidade”. Inclusive registrou alguns casos através de fotografias e publicou nas redes sociais. Segundo o vereador centenas de árvores foram cortadas ou podadas drasticamente, sem condições de recuperação alguma.

O vereador recebeu apoio de várias pessoas em sua página no Facebook. “Fazer esse tipo de poda nas árvores, deixando só o tronco e alguns galhos é um crime contra a natureza, estão assassinando as arvores. Poda sim, desde que fiquem com seus galhos e folhas, em tamanho que não atrapalhe o trânsito nas ruas. Podas como se fazia há tempos atrás quando tinha um padrão (ou cortava-se quadrada ou redonda)”, escreveu a funcionária pública Sônia Garcia. Já o internauta Ailton Paulo Marques afirmou que é “Preciso disciplinar”. E Marlene Bergamo escreveu: “Triste ver exageros nas podas”.

NA CONTRAMÃO - É visível para qualquer pessoa leiga que acontecem abusos em Adamantina. A cidade está na contramão da preservação ambiental. Os ambientalistas são unânimes: o corte e as podas de árvores na área urbana devem ser adotados somente em casos comprovadamente necessários: quando galhos e troncos apresentam risco ou prejuízo às redes elétricas e hidráulicas ou quando a árvore está doente e precisa ser cortada. No entanto, o que se vê nas ruas de Adamantina são dezenas de árvores mutiladas em função de podas irregulares ou até mesmo erradicadas totalmente.

A arborização é muito importante dentro do espaço urbano. Entre os principais benefícios está a diminuição da poluição, maior permeabilidade do solo, melhora a umidade relativa do ar atenuação do calor essenciais à qualidade de vida.

LEGISLATIVO FISCALIZA - Na semana passada, a Câmara Municipal de Adamantina convocou o secretario da pasta de Meio Ambiente, Armando Citeli, para prestar esclarecimentos. Participaram do encontro os vereadores Maria de Lourdes Santos Gil (DEM), Luis Carlos Galvão (REDE), Noriko Saito (PV) e o técnico ambiental Rodrigo Ruiz. A reunião aconteceu depois que o vereador Galvão, apresentou requerimento convocando Citeli para prestar esclarecimentos acerca da situação em que se encontra a 'floresta urbana' adamantinense.

Ao IMPACTO, Citeli afirmou que mostrou aos vereadores o trabalho realizado pela pasta de Meio Ambiente. Afirmou também que a Prefeitura não está sendo negligente com relação às podas ou erradicação de árvores no município e que todas as denúncias de possíveis abusos são apuradas. O secretário disse ainda que a SAAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) realiza fiscalização diária e em caso de constatação de podas abusivas ou cortes irregulares são tomadas todas as providências necessárias. “Temos conhecimento que alguns podadores de cidades vizinhas estão atuando em Adamantina. Aqueles que realizam podas fora do padrão serão responsabilizados e terão que arcar com as penalidades que constam no Código de Arborização”, afirma.

CONSENSO - O vereador Galvão disse ao IMPACTO que houve consenso que existem podas extremamente necessárias, sobretudo, quando a riscos para as edificações. “Mas não se justifica centenas de 'assassinatos' cometidos por podares sem a devida responsabilidade e sob inaceitável negligência do Poder Público e não compromisso ambiental de moradores”, afirma. Na reunião ficou definido que a SAAMA intensificará a fiscalização para combater as podas drásticas, além de oferecer treinamento aos podadores. “Os representantes do Legislativo, sugeriram que a secretaria de Meio Ambiente inicie o cultive e ofereça outras espécies de árvores para substituírem, principalmente as espécies Oiti e Mongubá, que frequentemente provocam rachaduras em calçadas, guias e muros por outras espécies menos danosas. Visando que a floresta urbana seja totalmente preservada”, afirma Galvão.

CAPACITAÇÃO - Com a finalidade de organizar o setor, no dia 21 de novembro, 12 podadores cadastrados na SAAMA participam de capacitação.  Ao final do treinamento serão certificados e o documento poderá ser solicitado pela população na hora da contratação, evitando que profissionais clandestinos ou não autorizados tentem realizar o trabalho.  Os podadores que não comparecerem perderão autorização para atuarem no setor.


Fonte: Rogério Pires _ Do Gi Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista