Propaganda integralista chega às ruas de Lucélia
Nossa Lucélia - 05.11.2016

Cartazes foram afixados em postes na Avenida Internacional, na Avenida Brasil e na Praça Pe. Francisco Marh

LUCÉLIA - A cidade de Lucélia já teve de tudo. Desde seguidores de Jesus Cristo, Buda, Confúcio, Martinho Lutero, Calvino, Adam Smith. Allan Kardek, Chico Xavier, Karl Marx, Ditadores Militares, e até mesmo seguidores do profeta Maomé. Só faltava ter seguidores de Plínio Salgado, e isso se concretizou na última terça-feira, quando cartazes do movimento integralista foram afixados em postes da Avenida Internacional. Pelo menos em três postes, a propaganda integralista foi afixada e passou desapercebida pela maioria da população, menos para um bom observador. Os cartazes foram danificados após a chuva que caiu sobre a cidade no Dia de Finados. Também cartazes foram colados na Avenida Brasil e na Praça Pe. Francisco Marh.

Em tempos de crise política, e principalmente financeira, existe a abertura de um vácuo político na sociedade, e o surgimento de novas ideias tanto de extrema esquerda como da estrema direita surgem. Na década de 1.930 a Ação Integralista Brasileira, foi um movimento que rivalizou com o comunismo de Luís Carlos Prestes, e foi adversário do Estado Novo, defendido pelo presidente Getúlio Vargas. O mundo vivia tempos de crise econômica e a ameaçava de um conflito mundial rondava o mundo. Fato  que se concretizou nos anos seguintes.

Depois de ser considerado morto, o Integralismo ressurge das cinzas da história como uma fênix. No passado era de extrema direita, agora eles se dizem contrários ao capitalismo como o comunismo. Tem como leva Deus, Pátria e Família. Se apresentam como  contrários ao grupo TFP da Igreja Católica e possuem um site onde divulgam sua ideologia.

Segundo o site (www.integralismo.org.br) eles se julgam: “Baseada no legado deixado pelo maior movimento nacionalista da história do Brasil, a Frente Integralista Brasileira surge no século XXI, fundada por patriotas da nossa terra, com o objetivo de criar uma escola de cultura e civismo, inspirada em valores cristãos, para despertar o nosso povo em torno das reais possibilidades da nação, elevando sua auto-estima e afirmando-se para a construção da mais bela civilização do século XXI.

Sem vínculos ou comprometimentos com qualquer organização privada ou partido político, a Frente Integralista Brasileira surge como resultado das aspirações dos verdadeiros nacionalistas.

Agremiando em seus quadros personalidades dos mais diversos setores, com ideal e imbuídas de forte compromisso com o Integralismo, a entidade busca propagandear e congregar em suas fileiras todos os brasileiros que anseiam por uma mudança no caótico cenário político brasileiro.

A Frente Integralista Brasileira tem como objetivo maior ser o braço forte e o instrumento de mudança de um povo que não pode mais suportar a massificação imposta pela mídia e outros setores, que taxam de nociva qualquer manifestação em prol dos valores morais, patrióticos e religiosos.

Sendo assim, a Frente Integralista Brasileira, também designada pela sigla F.I.B., é uma associação civil sem fins lucrativos fundada no dia 22 de Janeiro de 2005, com sede na cidade de São Paulo (SP), que tem por finalidade promover movimentos culturais, políticos e sociais como forma de resgate da herança cultural, cívica, política e ideológica da Ação Integralista Brasileira, principalmente no que se refere à trilogia Deus, Pátria e Família. Seu período de existência é indeterminado, conforme explicita seu estatuto. Tem como bandeiras:

a) Afirmar-se como escola política no sentido de procurar desenvolver uma nova mentalidade nacional, tendo como inspiração os fundamentos do Manifesto de Outubro de 1932;

b) Funcionar como movimento cultural e cívico consoante os ditames do Código de Ética do Estudante, elaborado por Plínio Salgado, em 1946;

c) Defender o resgate da tradição cristã do povo brasileiro, bem como o resgate e o desenvolvimento da cultura nacional. 

  O Integralismo é contrário tanto ao capitalismo quanto ao comunismo. Defende o lema: Deus (que dirige o destino dos Povos), Pátria (Nosso lar) e Família (Início e fim de tudo).

PLÍNIO SALGADO: Foi um político, escritor, jornalista, e teólogo brasileiro que fundou e liderou a Ação integralista Brasileira (AIB), partido de extrema-direita inspirado nos princípios do movimento fascista italiano. No site o integralista rejeita e considera ultrapassadas tais definições. O Integralismo, portanto, não é de esquerda, nem de centro e nem de direita. Tanto a esquerda quanto a direita são essencialmente materialistas e internacionalistas. O Integralismo é o oposto, espiritualista e nacionalista. Logo, terminantemente contrário ao materialismo grosseiro e ao internacionalismo opressor tanto da “direita liberal” quanto da “esquerda marxista”.

BANDEIRA: A bandeira do Movimento Integralista é simbolizada por uma bandeira azul e branca com as seguintes características: em campo azul real, uma esfera branca, ao centro da qual se destaca um Sigma maiúsculo em cor preta. O azul da bandeira simboliza a atitude do pensamento integralista. Evoca distâncias, mostrando que o Integralismo não se submete aos limites políticos que nos têm amesquinhado, mas tem um grande ideal que é a integridade do Brasil e a projeção de sua grandeza entre os povos do Universo. A esfera branca mostra a pureza de sentimentos e a sinceridade dos propósitos integralistas. A cor branca é ainda a resultante da mistura de todas as cores, e o Sigma nela inscrito significa, como está dito acima, é a integralização de todas as Forças Sociais na suprema expressão da Nacionalidade.


Fonte: Marcos Vazniac _ Com informações do site www.integralismo.org.br

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista