Safra de melancia em nove municípios da região passa de seis toneladas
Nossa Lucélia - 01.11.2016

Na área de abrangência da Cati – regional de Dracena, são 152 hectares que apresentam o cultivo da fruta

REGIÃO - A fruta da época é a melancia, tanto em supermercados quanto nas ruas, com os vendedores ambulantes, podem ser encontradas facilmente. Em supermercados, a fruta pode ser adquirida por quilo, alguns comercializam a partir de R$ 0,99 (o quilo), e nas ruas geralmente são vendidas a unidade, podendo ser adquirida a partir de R$ 10.

O encarregado de hortifrutis de um supermercado de Dracena, Sidnei Gonçalves Gazin, informou que a melancia não teve o valor reajustado em relação ao ano que passou. “Ainda estamos tendo bastante oferta por parte dos produtores. Os consumidores estão aproveitando para levar para casa”, disse Gazin ressaltando que quando a oferta na região, o estabelecimento em que trabalha, compra dos municípios mais próximos.

O Escritório de Desenvolvimento Rural de Dracena informou que a safra iniciada a partir de junho deste ano corresponde a 6,188 toneladas. O total do plantio na área abrangida por 16 municípios atendidos pela Cati – regional é de 152 hectares. As cidades que cultivam melancia na região são Adamantina; Dracena; Flórida Paulista; Junqueirópolis; Mariápolis; Monte Castelo; Ouro Verde; Pacaembu e Tupi Paulista.

De acordo com o Instituto de Economia Agrícola do Estado, a primeira região produtora da fruta é Presidente Prudente, seguida pelo também município paulista Guareí.

FAZ BEM – Da melancia tudo é aproveitado. A polpa é uma excelente fonte de água e promove a hidratação do corpo. A casca pode ser usada em doces e sucos. Já a parte branca tem substâncias que auxiliam o bombeamento do sangue. Para os homens que desejam melhorar o desempenho sexual, comer a melancia até chegar à casca é uma boa opção.

Nutricionistas ressaltam ainda que a fruta também contem licopeno, um antioxidante muito importante. Além disso, tem propriedades que previnem, por exemplo, o câncer de próstata. Tem também vitamina A, boa para a saúde dos olhos. Contém ainda vitamina C que ajuda a melhorar o sistema.

Para quem faz dieta, uma fatia ou um copo de suco tem apenas 40 calorias. A melancia faz bem também para a pele. A vitamina C e os antioxidantes previnem o envelhecimento e atuam como protetor solar. É capaz até de reduzir cálculos no rim. Pode ser ingerida mais de uma vez ao dia, é bom evitar apenas comer a fruta à noite após as refeições porque pode ser indigesta.


Fonte: Rosana Gonçalves _ Do Portal Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista