Presas de Tupi Paulista recebem orientações sobre aleitamento
Nossa Lucélia - 18.10.2016

Caravana social presta atendimento nesta terça-feira (18), das 9h às 16h. Penitenciária feminina conta atualmente com 1.289 reeducandas

TUPI PAULISTA - Nesta terça-feira (18), as sentenciadas da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista irão vivenciar um dia atípico ao participar da 1º Jornada da Cidadania e Empregabilidade da unidade prisional. Durante todo o dia, a caravana social proporcionará às presas serviços de saúde como atendimentos ginecológicos, realização de testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), medição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Haverá também cortes de cabelo, atendimentos jurídicos, aulas de zumba, oficinas, palestras e emissão de documentos pessoais.

O evento tem por finalidade levar para dentro do presídio diversos serviços que possibilitam acesso a estudo, trabalho, exames públicos e conhecimentos gerais necessários para a reinserção social da pessoa privada de liberdade. De 38 estabelecimentos administrados pela Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado (Croeste), a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista é a 32º a receber a caravana social.

A ação terá início com a cerimônia de abertura, na qual serão executados os hinos nacional e da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), na presença de convidados e autoridades locais. Logo em seguida, todos poderão adentrar a unidade para visitação e acompanhar a execução de serviços documentais como emissão e atualização de Registro Geral (RG), Certidão de Nascimento, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

O atendimento está programado para ocorrer no período das 9h às 16h.

Devido à demanda, algumas ações já vêm sendo realizadas ao longo da semana e seguirão até a próxima sexta-feira (21). Entre elas: oficina de teatro; autoexame da mama e exames preventivos de câncer; oficina de fantoche, de identidade e artes e momento de espiritualidade. Além disso, há palestras com os temas Cuidados na Gestação, Trilhando o Caminho da Liberdade, Crise Convulsiva, O que te move, Atribuições da Central de Atendimento ao Egresso e Família (Caef), Resiliência, Bate-papo com o Direito, Depressão na Contemporaneidade e Dependência Química e Qualidade de Vida na 3º Idade.

A jornada é uma realização da SAP, através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (Gcae) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria da Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).

CARTILHA PARA LACTANTES - Na mesma ocasião, a Secretaria da Administração Penitenciária, por intermédio da Coordenadoria de Saúde, presenteará as gestantes e reeducandas que possuem filhos no berçário da unidade com o “Livro do Bebê/Cartilha de Orientação para Lactantes”. O material conta com explicação do desenvolvimento do bebê mês a mês, medidas médias saudáveis de peso e altura, calendário de vacinação e tempo médio do aparecimento da dentição. Além da distribuição do material, as equipes de saúde dos presídios darão orientações específicas para as puérperas sobre a utilização do material.

No trabalho, há orientação sobre aleitamento materno – o que fazer e o que não fazer durante esse período, a importância da amamentação, o que pode ser passado para o bebê no processo de amamentação, guia rápido com técnicas e posições para amamentar e cuidados com o bebê –, como agir em caso de afogamento com leites e alimentos, troca de fraldas, como lidar com cólicas, banho de sol e cuidados de higiene.

Ainda na cartilha há espaços destinados para a mãe guardar registros, como Certidão de Nascimento, peso e altura ao logo do tempo, data dos primeiros momentos (primeiro banho, corte de unha, mamadeira, papinha etc.), rotina do bebê voltada para quem cuidará da criança enquanto a mãe cumpre a sua pena e folha para a mulher descrever a sensação da chegada do filho.

As novas penitenciárias femininas da SAP são as primeiras a serem entregues planejadas e construídas exclusivamente para atender as particularidades e necessidades da mulher presa, principalmente ligadas à saúde. Uma delas é a Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, inaugurada em 16 de agosto de 2011. Além da área de saúde específica para a mulher, elas possuem ala de puérperas, já sendo inauguradas com creche, biblioteca e pavilhão de trabalho, além de setores destinados à saúde, visita íntima e playground, onde as crianças brincam em dias de visita.

Os recém-nascidos permanecem com as mães por no mínimo seis meses de vida, segundo previsto no artigo 83, parágrafo 2, da Lei de Execução Penal. Esse período garante o tempo necessário para amamentação.

De acordo com a SAP, a unidade de Tupi Paulista possui capacidade para 714 reeducandas, sendo 660 vagas para cumprimento de penas nos regime fechado e provisório e 54 para o semiaberto. A lotação atual é de 1.289 reeducandas, sendo 732 no regime fechado, 123 no semiaberto e 434 no provisório. Existem 443 mulheres que atuam em atividades laborterápicas. Além disso, 485 presas da unidade estudam, sendo 45 na fase de alfabetização, 219 no ensino fundamental e 221 no ensino médio.


Fonte: Do G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista