Tupãense Alana Maldonado é prata nos Jogos Paralímpicos Rio-2016
Nossa Lucélia - 11.09.2016

Alana perdeu a final para a lutadora mexicana Lenia Alvarez

RIO DE JANEIRO - A lembrança daquela derrota era um peso a mais em uma final paralímpica dentro de casa. Alana Maldonado, porém, quis esquecer. Ao subir ao tatame da Arena Carioca 3, no Rio de Janeiro, a judoca tentou não lembrar da queda contra a mexicana Lenia Alvarez no Parapan de Toronto, em 2015. O som e a fúria da torcida a favor pareciam ajudar, mas a brasileira caiu mais uma vez. Em ippon por imobilização, a rival levou a vitória e empurrou a prata para Alana na categoria até 70kg nos Jogos do Rio.

Alana começou a praticar judô quando tinha apenas quatro anos. Aos 14, descobriu sofrer da doença de Stargardt, que causa perda progressiva de visão. Em 2014, quando entrou na faculdade, começou seu caminho no judô paraolímpico. Nos Jogos do Rio, fez sua estreia em Paralimpíadas com a medalha de prata.

Alvarez teve um início mais agressivo. Foi para cima de Alana, que, assustada, tentou se defender. A brasileira levou uma punição e se perdeu. Sofreu um wazari e acabou se entregando à tática da mexicana, que encaixou uma imobilização. Já não havia mais jeito: ao fim da contagem, derrota por ippon e a necessidade de se contentar com a prata.

O caminho de Alana ao pódio começou com uma vitória imponente contra a britânica Natalie Greenhough, com um ippon ainda na metade da luta. Na sequência, Alana teve mais dificuldades, mas bateu a húngara Nikolett Szabo. Ainda faltava, porém, o seu maior desafio. A mexicana subiu ao tatame como favorita. No currículo, uma prata nos Jogos de Pequim, outra no Mundial de Anthalya, na Turquia, em 2010, e o título no Parapan de Toronto, no ano passado, contra a brasileira.


Fonte: João Gabriel Rodrigues, Marcos Guerra e Raphael Andriolo _ Do Globo Esporte.com

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista