Comtur de Lucélia apresenta Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico
Nossa Lucélia - 03.09.2016

Projeto teve início em novembro de 2014

LUCÉLIA - O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Lucélia realizou na sexta-feira, 26, no Centro de Convivência do Idoso (CCI), audiência pública que abordou como tema o “Turismo em Lucélia”, com apresentação do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico (PDDT) elaborado pela empresa Passus Júnior, da Unesp de Rosana/SP.

Além de membros do COMTUR, participaram representantes do executivo e legislativo municipal e da sociedade civil.

O Plano Diretor foi apresentado pelos alunos Douglas Fabri e Aline Moraes, da Passus, e contém as metas que o município deve realizar nos próximos dez anos visando o desenvolvimento turístico e a conquista do selo de Município de Interesse Turístico (MIT). 

Quinze projetos integram o Plano, sendo: 1.Corredor Verde; 2.Educação Ambiental nas escolas; 3.Revitalização do Clube Max Wirth; 4.Reforma do Aeroclube de Lucélia; 5.Revitalização do Salto Carlos Botelho; 6.Viveiro de plantas; 7.Projeto Conheça Lucélia; 8.Proteção de antigos espaços históricos do município; 9.Criação de um calendário oficial de eventos; 10.Instalação do Centro de Informação Turística (CIT); 11.Ativação da Secretaria de Turismo Municipal; 12.Programa de Promoção Turística; 13.Desenvolvimento de atividades de Ecoturismo no Salto Carlos Botelho; 14.Criação de um Museu; 15.Revitalização do Antigo Cinema.

Após a apresentação do PDDT, a Prof.ª Dr.ª Renata Maria Ribeiro (Turismo/ UNESP) falou sobre a importância do desenvolvimento turístico para o município e sua região. Citou exemplos de cidades como São José dos Pinhais, no Estado do Paraná, e seu potencial turístico explorado que contribui para o desenvolvimento local e regional. 

O PDDT está disponível para downloads no site www.lucelia.sp.gov.br, ou diretamente pelo link http://www.lucelia.sp.gov.br/…/pddt-luceliasp-1472751956.pdf

PARCERIA E INÍCIO DO PROJETO - Em novembro de 2014, na Universidade Estadual Paulista UNESP – Campus de Rosana,foi realizada uma reunião para a apresentação da proposta do projeto do Diagnóstico Turístico de Lucélia ao prefeito Osvaldo Alves Saldanha. 

A Pássus Jr. por meio de seus membros apresentou os objetivos para elaboração do projeto, em que se propunha a inventariar os atrativos e recursos naturais, culturais, bem como a estrutura hoteleira, restaurantes e clubes. Também foi proposto ao município que se realizasse o diagnóstico, ou seja, a situação atual, a realidade desses atrativos em relação potencialidade turística. Após essa fase a equipe também se propôs a realizar um prognóstico que permitisse ao município traçar suas estratégias de desenvolvimento turístico. 

Criar um diagnóstico que sirva de base para pleitear o turismo municipal e que futuramente sirva de embasamento para preitear o título de Estância ou de município de interesse turístico. Bem como almejar dispor mecanismos que possam servir de apoio para o desenvolvimento de um turismo sustentável, que traga evolução social, cultural, econômica e educacional para o município. 

Sendo assim pretendeu-se que o resultado do diagnóstico do potencial turístico, do município possa ser base para desenvolver o turismo e agregá-lo como mais uma vertente da economia. 

O Diagnóstico “in loco” foi realizado nos perímetros urbano rural do município de Lucélia. Após concluído, foi apresentado por membros da Passus Jr., em audiência pública realizada no mês de dezembro de 2015, em Lucélia. 

O diagnóstico completo pode ser visto no site www.lucelia.sp.gov.br, ou por meio do link:  http://www.lucelia.sp.gov.br/…/diagnosticoturisticodeluceli…

COMTUR - No mês de setembro de 2015, foi criado o atual Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Lucélia, presidido pelo educador físico, Fernando Morais dos Santos Alves. Desde sua nova formação, o COMTUR realiza reuniões ordinárias mensais e, quando necessário, extraordinárias. 

O COMTUR tem caráter deliberativo e consultivo para o assessoramento da municipalidade em questões referentes ao desenvolvimento turístico. É constituído por doze membros titulares e doze suplentes, entre representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e da iniciativa privada, escolhidos dentre os cidadãos da comunidade que tenham interesse no desenvolvimento e no fomento do turismo em Lucélia. 

Uma das atribuições do COMTUR é de avaliar, opinar e propor sobre a Política Municipal de Turismo e sobre os instrumentos de estímulo ao desenvolvimento turístico e inventariar, diagnosticar e manter atualizado o cadastro de informações de interesse turístico do município.


Fonte: Marcos Vazniac / Assessoria de Imprensa

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista