A bordo de um Fusca 1983, casal vai de Lucélia até o Piauí
Nossa Lucélia - 05.08.2016
Manoel Caldeira e Iraci encararam o desafio de viajar 2 mil km de Fusca até o município de Bom Jesus
LUCÉLIA - O casal Manoel Marques Caldeira e Iraci Oliveira de Santana Caldeira, moradores de Lucélia, decidiu encarar um desafio: viajar de Fusca por mais de dois mil quilômetros. O objetivo foi levar o automóvel recém-adquirido ao novo proprietário, o sobrinho do casal, que reside em Bom Jesus, localizada no sul do estado do Piauí.
A aventura com o Fusca ano 1983 teve início no dia 9 de julho e durou menos de quatro dias. O casal percorria em média 600 km por dia. Ao anoitecer, a parada era obrigatória para o descanso e alimentação, a fim de continuar a empreitada no dia seguinte.
Por onde passavam, recebiam elogios pelo carro “impecável”, que foi cuidadosamente preparado para viagem.
ROTEIRO DA VIAGEM - Observar as diversas paisagens, vegetações e sotaques do Brasil foram grandes triunfos da experiência, segundo o casal. “Tivemos uma viagem tranquila, apreciando as belezas da natureza e em contato com uma variedade de culturas e climas à medida que íamos subindo no mapa”, afirma a professora Iraci. O bom estado do carro gerou admiração nas pessoas pelas rodovias, postos de combustível e hotéis por onde os aventureiros passavam.
“Tivemos uma viagem tranquila, apreciando as belezas da natureza e em contato com uma variedade de culturas e climas à medida que íamos subindo no mapa”, afirma a professora Iraci. (Foto: Arquivo Pessoal/Cedida)
DETALHES - Amante de Fuscas e entendedor da mecânica de automóveis, embora nunca tenha sido mecânico, faz a manutenção de Fuscas há mais de 30 anos. Com a especialidade de deixar o carro mais econômico e com melhor desempenho, Manoel cuidou de cada detalhe no veículo: troca de óleo de motor, limpeza e recalibragem do carburador, bem como outras verificações. Já a revisão da parte elétrica, foi efetuada em oficinas especializadas.
Durante a viagem, o Fusca não apresentou qualquer problema mecânico. “Foi uma excelente oportunidade de viajarmos com um Fusca. A velocidade era de no máximo 90km/h, já que o veículo não era utilizado para viagens longas. Parávamos para abastecer a cada 300 Km. Eu conferia as regulagens, fazendo com que o carro rodasse melhor e com mais economia. Fiz uma média geral de pouco mais de 16 Km com um litro de gasolina”, explica entusiasmado o bancário aposentado.
Admirador de Fuscas de longa data, Manoel integra o Clube do Carro Antigo da Nova Alta Paulista (CCANAP), por meio do qual participa de exposições com seus Fuscas 1963 e 1966.
Priscila Caldeira _ Do GI Notícias - “A conservação do Fusca foi muito enaltecida, porque raramente se vê um carro tão bem cuidado assim”, ressalta o sobrinho do casal, o estudante de Agronomia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), João Henrique. Ansioso em receber o presente ao vivo e em cores, João Henrique foi ao encontro do Fusca num posto de gasolina de Bom Jesus, a última parada de Manoel e Iraci. A aventura foi finalizada dia 12 com um almoço na casa da irmã e cunhado de Iraci, onde permaneceram por uma semana.

Fonte: Priscila Caldeira _ Do GI NotíciasVoltar para Home de Notícias
Lucélia - A Capital da Amizade O primeiro município da Nova Alta Paulista |