Lucélia recebe Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso
Nossa Lucélia - 04.07.2016

Lucélia está entre os 177 municípios paulistas que conquistaram o Selo Inicial do Programa

LUCÉLIA - O município de Lucélia recebeu na manhã dessa sexta-feira, 01, o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso. A solenidade de entrega aconteceu na Secretaria de Assistência Social com a presença de autoridades municipais, integrantes do Órgão Gestor e dos Conselhos Municipais do Idoso e da Assistência Social.

A entrega foi realizada pelas representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, a diretora Técnica II Substituta, Lucimara Dias da Silva e pela agente de Desenvolvimento Social e interlocutora do Programa SP Amigo do Idoso na região, Maria Bernadete Santos Torres. As duas profissionais também integram a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads), de Dracena, que atende 22 municípios da Alta Paulista.

Lucélia está entre os 177 municípios do Estado de São Paulo a conquistar o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso.

Na região, além de Lucélia, apenas Junqueirópolis, Florida Paulista, Santa Mercedes, Ouro Verde, Panorama e Monte Castelo receberam o Selo Inicial que integra o Programa, com foco no envelhecimento ativo visando melhorar a qualidade de vida da população idosa no Estado. O Selo foi criado para incentivar os municípios a se associarem ao Estado no trabalho de promoção da qualidade de vida da população idosa.

De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, 637 municípios assinaram adesão ao Programa e apenas 177 conquistaram o Selo Inicial, sendo esta a primeira de três etapas, passando pelo Selo Intermediário e finalizando com o Selo Pleno.

A secretária de Assistência Social, Andreia Regina Ribeiro, informou que o município conseguiu implementar as sete primeiras ações obrigatórias previstas para o Selo Inicial, sendo: criação do Conselho Municipal do Idoso; realização do diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas aos idosos; do diagnóstico com os idosos do município; inclusão das ações que garantem os direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e de Assistência Social; adequação/ampliação da cobertura vacinal dos idosos; implantação de ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos e implantação de ações que garantem acessibilidade aos idosos no transporte público municipal.

“Nos últimos três anos, a melhora no atendimento voltado ao idoso foi uma de nossas metas da atual administração municipal”, disse Andreia. “As equipes trabalharam focadas em ações preventivas e corretivas visando a promoção da qualidade de vida da pessoa idosa. A conquista do Selo Inicial mostra que agimos corretamente e que estamos no caminho certo. As ações não devem parar por aí, visando a conquista dos demais Selos do Programa”.

Andreia informou ainda que a conquista do título poderá trazer investimentos maiores por parte do Governo do Estado nos municípios, em ações que adequadas de acordo com a realidade de cada município e aplicadas em quatro pilares como: Proteção, Educação, Saúde e Participação. 

“Agradecemos a Secretaria de Assistência Social de nosso município pelo trabalho eficaz que desenvolve, e a Drads, por meio da diretora Rejane de Menezes Sanchez, pelo trabalho e apoio dispensados à Lucélia onde angariamos mais uma grande conquista, desta vez voltada ao idoso”, enfatizou o prefeito Osvaldo Alves Sandanha.

Para finalizar, Andreia afirmou que administrar é conseguir se antecipar às demandas e aos problemas. “Nossa missão é implantar ações para que possamos verdadeiramente promover o envelhecimento ativo em Lucélia”.

DIAGNÓSTICO DO IDOSO - No mês de março de 2014, o então secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogério Haman, esteve visitando o município de Lucélia e, na oportunidade, recebeu das mãos da secretária municipal de Assistência Social, Andreia Ribeiro, o “Diagnóstico do Idoso”, uma das exigências do Selo Amigo do Idoso (do Programa São Paulo Amigo do Idoso) para obtenção do Selo Inicial.

Na época, o secretário informou que Lucélia seria o primeiro município do Estado de São Paulo a concluir e entregar o Diagnóstico. “Este levantamento é um retrato social de como vive essa população no município, tanto da zona rural quanto urbana. Equipes do setor social foram em busca destes idosos, para depois integrá-los nas ações da assistência, saúde, educação, transporte, entre outras áreas sociais.

A dianteira de Lucélia mostrou como o município está preocupado com os idosos, visando melhorar as ações públicas em parceria com Estado”, disse Hamam.

Desenvolveram um trabalho sério onde parabenizamos o prefeito Saldanha e toda equipe da Secretaria de Assistência Social pela dedicação na área social e ao grupo da Melhor Idade”.

O diagnóstico apresentado ao secretário, em março de 2014, mostrou que aproximadamente 15% da população luceliense possuía 60 anos ou mais.


Fonte: Assessoria de Imprensa / Do Siga Mais

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista