Polícia Ambiental aplica multa de R$ 80 mil em Rinópolis
Nossa Lucélia - 23.06.2016

Foram duas ocorrências: Uma de caça sem licença e a outra de queimada em área nativa

RINÓPOLIS - A Base Operacional da Polícia Militar Ambiental de Tupã registrou duas ocorrências na cidade de Rinópolis, a primeira relacionada caça e a segunda sobre queimada em área nativa. De acordo com as informações, a ocorrência de caça foi registrada no último final de semana, quando os policiais ambientais realizavam patrulhamento pelo bairro rural Itaúna.

Durante as diligências os policiais flagraram dois homens caçando sem licença ambiental competente, dentro de canavial existente em uma fazenda. Com eles foram encontrados fisga, facão e grades que seriam usadas para cercar e abater os animais. Felizmente os suspeitos foram detidos antes de conseguirem caçar qualquer animal.

Ambos foram detidos e encaminhados à delegacia de Rinópolis, juntamente com os equipamentos de caça, que foram apreendidos. Na esfera administrativa foram lavrados dois autos de infração ambiental, por caça de espécimes da fauna nativa, sendo aplicada a penalidade de advertência e apreensão dos objetos.

Já a ocorrência de queimada em área nativa foi registrada nesta segunda-feira, durante atendimento de denúncia captada pelo satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE) também no bairro Itauna. No local os policiais ambientais identificaram uma degradação ambiental através do uso de fogo indiscriminado e sem licença ambiental competente em cana-de-açúcar, o que causou a destruição de oito árvores nativas de diversas espécies.

Os policiais também verificaram a reforma de uma estrada, o que configurou intervenção em área de preservação permanente. Os policiais ambientais lavraram três autos de infração ambiental totalizando multa de R$ 80.310,00 pelo uso do fogo em áreas agropastoris sem autorização do órgão ambiental competente, por danificar tipo de vegetação nativa e por dificultar a regeneração natural de demais formas de vegetação em área de preservação permanente.

O infrator responderá pelo crime ambiental previsto no artigo 48 da Lei Federal 9605/98, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção e multa. A Polícia Militar Ambiental lembra que as denúncias sobre crimes ambientais podem ser feitas através dos telefones 0800-0555-190, 181 (Disque Denúncia), Emergência 190, ou ainda diretamente às unidades da Polícia Militar Ambiental pelos telefones: (14) 3433-7199, em Marília; (14) 3496-5884, em Tupã; (18) 3323-5111, em Assis e (14) 3322-3077, em Ourinhos.


Fonte: Jornal Folha do Povo (Tupã)

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista