Arquivo Histórico Municipal será transformado em museu
Nossa Lucélia - 13.06.2016

Local já reúne documentos, objetos, livros e revistas datados da época da fundação, possibilitando a conservação da memória histórica adamantinense

ADAMANTINA - Criado em 24 de novembro de 1989, através da Lei nº 2.238, o Arquivo Histórico Municipal, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está sendo ressignficado e irá se transformar em breve, no Museu Histórico Municipal, conforme informou o diretor de Cultura Rafael Teixeira.

O local já reúne documentos, objetos, livros e revistas datados da época da fundação, possibilitando a conservação da memória histórica adamantinense. “Será um museu ainda simbólico, pois não se pode realizar sua legalização e legitimação pela necessidade de recursos financeiros e de cadastro no Sistema Nacional de Museus, entre outros percalços burocráticos. Por outro lado, teremos um museu de fato que poderá servir de atrativo para a Biblioteca, para visitações de escolas e da população em geral”, destaca.

ADAPTAÇÃO - O museu funcionará em um dos anexos da Biblioteca Municipal. “Uma equipe já está adaptando o local para abrigar todo o acervo que já possuímos como relíquias e peças históricas, como máquinas de escrever e calcular, câmera fotográfica, baús, utensílios para café, entre outros objetos que retratam a histórica do município”, destaca o diretor. O Arquivo abriga também documentos importantes como recortes de jornais desde a década de 50 até a atualidade; aproximadamente três mil fotografias (crimes e acidentes que mais repercutiram; vista-aérea da cidade, eventos esportivos e desenvolvimento do município ao longo das décadas, entre outros).

DIGITALIZAÇÃO -“Outro ponto é a digitalização das fotos que compõem o Arquivo Histórico. Nossa equipe tem se organizado para catalogar todas as fotos a fim de inserir os registros no sistema de consultas da Biblioteca, permitindo a fácil e prática identificação das fotos que podem ser solicitadas pelos usuários interessados. Não há previsão para o término, pois ambas as atividades demandam tempo e minuciosa organização, mas é importante frisar a importância de digitalizar estas imagens, pois muitas estão correndo o risco de se deteriorarem em razão da má conservação”, enfatiza Rafael.

DOAÇÕES PARA O ACERVO - A Secretaria Municipal de Cultura quer aumentar o acervo de fotos, documentos e objetivos antigos que revelam pessoas, lugares e cultura e que fizeram a história de Adamantina. “Doar fotos, documentos ou objetos para ao Arquivo é garantir que elas sejam preservadas, já que com o passar do tempo se perdem. Aqui estão estarão protegidas e a disposição de todos”, acrescenta.


Fonte: Rogério Pires _ Do GI Notícias

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista