Formação de nuvem gigantesca assusta moradores de Tupã
Nossa Lucélia - 06.06.2016

'Supercélula' foi registrada por diversos ângulos. Fenômeno pode gerar tempestade intensa e tornados

TUPÃ - A formação de uma "supercélula" no céu de Tupã (SP) assustou moradores e motoristas, no final da tarde de domingo (5). A grande nuvem, que se dissipou antes de atingir o solo da cidade, foi fotografada por diversos ângulos.

Diversas imagens foram enviadas por telespectadores pelos canais de comunicação da TV TEM. Fotos foram enviadas a um grupo que mantém uma página nas redes sociais analisa e estuda esses fenômenos.

Segundo especialistas, a grande nuvem é classificada como uma "supercélula". Ela é uma nuvem que pode gerar tempestade intensa e tornados, além de se caracterizar pela rotação circular de ar. Apesar do susto, nenhum estrago foi registrado na cidade e ninguém ficou ferido. 

De acordo com Fernando Tavares, meteorologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet) da Unesp de Bauru, o fenômeno se forma devido à instabilidade atmosférica e umidade em níveis baixos favorecem a formação de nuvens verticais. “Normalmente o tornado se origina na supercélula e eventualmente pode tocar o chão. Caso atinja o chão, ele varia de 65 a 400 ou 500 quilômetros por hora, o que é bastante raro de observar.”




Fonte: Do G1 Bauru e Marília

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista