Usina de reciclagem de lixo é reativada com criação de cooperativa
Nossa Lucélia - 15.05.2016

Usina de reciclagem de Parapuã voltou a funcionar no final do ano passado com a criação de Cooperativa

PARAPUÃ - A usina de reciclagem de lixo de Parapuã voltou a funcionar no final do ano passado com a criação da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais. Com isso, a Prefeitura economiza e incentiva a geração de empregos.

O espaço de separação e destinação dos resíduos sólidos e orgânicos estava desativado desde 2014, época que houve licitação para encaminhar o lixo para uma empresa de Quatá. Segundo o prefeito Samir Alberto Pernomian, a Prefeitura gastava aproximadamente R$ 30 mil, por mês, custo considerado alto devido à situação financeira do município.

“O preço era alto devido ao frete que encarece o serviço. Estava ficando pesado. Como tínhamos uma associação de reciclagem do município, implementamos a Associação e levamos para a usina de lixo, que passou a receber, processar e fazer o aterro correto dos resíduos, já que tínhamos uma área licenciada pela Cetesb [Companhia Ambiental do Estado de São Paulo]”, explica.

A Administração Municipal também criou empregos, são 13 funcionários que trabalham na Cooperativa. “Hoje, gastamos bem menos, a prefeitura repassa R$ 12 mil para usina. Temos algumas dificuldades, mas a economia foi grande e estamos gerando emprego para os parapuenses”.

Os responsáveis Carlos Roberto e Amauri Cavicchio explicam que às segundas e sextas-feiras são feitas as coletas seletivas e no restante da semana são recolhidos os resíduos sólidos.


Fonte: João Vinícius__ Do Grupo Impacto

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista