Paróquia Nossa Senhora de Fátima inicia celebração dos 50 anos
Nossa Lucélia - 02.05.2016

Comunidade comemora no dia 13 de maio 50 anos de instalação da Paróquia, em Adamantina

ADAMANTINA - No próximo dia 13 de maio a Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Adamantina completará 50 anos (1966-2016). Uma série de atividades foi programada para celebrar a data festiva, entre as quais, a Trezena Mariana do Jubileu de Ouro, iniciada dia 1° e segue até 13 de maio. No dia 14 acontece a tradicional quermesse da Padroeira.

As atividades comemorativas são presididas pelo pároco, padre Marcelo Antonio dos Santos.

Uma das ações é a divulgação da sua história, em textos organizados pelo membro da comissão de festejos, João Carlos Rodrigues. Ele pesquisou sobre a história da comunidade e distribuiu esse conteúdo à imprensa.

MAIOR PROCISSÃO

Segundo escreve João Carlos Rodrigues, a história da Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Adamantina tem registro já nos anos 50. Em 1955, José Maria da Silva, que morava no bairro Pé de Galinha, passou sete meses em Portugal. Lá, pediu a um escultor patrício uma peça de cedro brasileiro da sua Santa de devoção: a Virgem de Fátima, que a trouxe para o Brasil, levando-a para sua casa, na Fazenda Primavera.

Na maior procissão motorizada de Adamantina, a imagem foi levada da fazenda até a Matriz de Santo Antonio, em 1956. Posteriormente levada para a então Capela de Fátima, atualmente a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde permanece para a veneração dos fiéis que confiam na sua intercessão.



DESMEMBRAMENTO DA PARÓQUIA DE SANTO ANTÔNIO

De acordo com João Carlos Rodrigues, o primeiro movimento para desmembrar a Paróquia de Santo Antonio, foi do vereador Oswaldo Fiorillo, que apresentou o Projeto de Lei Nº 60/62 de 12 de novembro de 1962.

Aprovado em 20 de dezembro de 1962, autorizava o prefeito doar à Mitra Diocesana de Marília, um terreno losangular, com área de 5.184 metros quadrados, confrontando com as quadras 17, 18, 27 e 28, situada no perímetro urbano de Adamantina, destinado a construir a segunda Paróquia de Adamantina, com reserva de espaço para uma praça ajardinada.

Neste terreno, segundo escreveu João Carlos Rodrigues, funcionou o 2º Grupo Escolar de Adamantina, que foi transferido para outro local.



INSTALAÇÃO DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Já em 30 de agosto de 1963, segundo João Carlos Rodrigues, a Câmara Municipal de Adamantina aprovou a Lei 692 e o Prefeito Antonio Cescon sancionou, dando o nome ao terreno doado de Praça João XXIII.

Em 25 de abril de 1966, o notário da Cúria Diocesana de Marília, Miguel de Souza, fez a abertura do Livro Tombo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Adamantina.

Nas folhas 1 e 2, foram transcritos o Decreto, conforme as normas Canônicas 1427 e 1428, parágrafo 1, desmembrando a Paróquia de Santo Antonio de Pádua de Adamantina.



O Decreto foi assinado no dia 25 de março de 1966, festa da anunciação da Santíssima Virgem Maria, pelo chanceler do Bispado padre Achiles Paceli e Dom Hugo Bressane de Araújo, Bispo da Diocese de Marília.

Aos 13 de maio de 1966, após a leitura do decreto episcopal, Dom Hugo Bressane de Araújo declarou canonicamente instalada a paróquia Nossa Senhora de Fátima de Adamantina.

Assinaram a Ata de Instalação Dom Hugo, Monsenhor Manoel Gonzales, Padre Estevão Couglan, Gumercindo Romanini (Prefeito Municipal), e mais 131 pessoas da comunidade.



INAUGURAÇÃO DO PRÉDIO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

No dia 13 de maio de 1973, foi inaugurado o prédio da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com linhas simples, mais funcional, espaçosa e moderna, ocupando uma área de 1.225,50 m2, com projeto de engenharia assinado pelo engenheiro civil Lauro Veloso Malaquias,  de Adamantina.



PADRES QUE ATUARAM NA COMUNIDADE



Padre Estevão Couglan, que iniciou na Paróquia em 13/05/1966, atuou foi até 05/03/1972. Em seguida, atuou o padre Miguel Banahan (05/03/1972 a 28/05/1972). Logo depois, uma dupla de padres atuou na comunidade, sendo eles Patrício Kelly e Tiago Lanford (28/05/1972 a 25/05/1975). Depois deles, uma segunda dupla, com os padres Carlos O'Looney e Patrick Leonard (25/05/1975 a 28/12/1975). Do final de 1976 até 27 de março de 1976 a comunidade ficou sem padre.

Depois disso, o padre Isidro da Piedade Alberto assumiu a comunidade (28/03/1976 até 21/07/1980), que apresentou uma nova fórmula para levantar os movimentos da igreja e dando novo ritmo às obras da Paróquia.

Em seguida, padre Emilio Gil Pellegero, que chegou à comunidade em 27/07/1980. Depois, em 02/07/1988 padre João Hernández Sanches foi empossado.

Padre José Orandi da Silva assumiu a Paróquia em 15/11/1992, permanecendo até 16/01/2005, seguido do padre Sérgio Luiz Roncon, que  tomou posse em 23/01/2005, permanecendo até janeiro de 2008, quando em 02/02/2008 o atual pároco Marcelo Antonio dos Santos assumiu a comunidade, e a conduz desde então.



BRASÃO DO JUBILEU DE OURO

Uma das ações comemorativas foi a criação do Brasão do Jubileu de Ouro da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Adamantina. Nele, estão contidas informações simbólicas que remetem a aspectos religiosos em torno de Nossa Senhora de Fátima. Veja a seguir cada um desses pontos ilustrados no Brasão.



1 – CRUZ: sinal maior da nossa fé cristã. Símbolo religioso que caracteriza nossa adesão a Jesus Cristo, como o Senhor e Salvador. Ele mesmo diz, “Quem quiser me seguir, pegue a sua cruz”. Este santo sinal está presente em todos os lugares, em nossos momentos e ações. Ao sustentar o escudo, é também símbolo da unidade paroquial.
2 – JHS: Representa a Eucaristia: “Quem come a minha carne, terá a vida eterna”. Há 50 anos os devotos de Nossa Senhora se alimentam do Filho que Ela gerou.
3 – ESCUDO: Traz a cor ouro que representa toda a realeza de Deus, fazendo memória aos 50 anos do Jubileu. O ouro indica a justiça de Deus e o amor.
4 – Coroa e 12 estrelas: Símbolo máximo de Maria triunfante, a Rainha do céu. Como nas palavras do Evangelista João: “ Surge um grande sinal no céu: uma mulher revestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas”. (Ap12,1). Elas representam as glórias de Deus na vida da mãe de Jesus. Sob a coroa o diadema fazendo menção a Cidade Joia (Adamantina), na qual ela é venerada
5 – Iniciais A e M: Recordam-nos a oração e Anunciação do Anjo Gabriel à Maria Santíssima, a Ave Maria. Estas letras nos lembram a titular, ou seja, a quem nossa Paróquia é dedicada, Nossa Senhora, a Virgem Maria.
6 – CAMPO e CÉU: Lembram o local da aparição da Virgem. O tom claro da cor azul do céu e o branco das nuvens inspiram a benevolência, a caridade, a fidelidade, a pureza, a justiça e a beleza da Serva do Senhor. O verde é a esperança de um novo tempo  que Deus concede aos seus filhos e devotos à Mãe de seu Filho para que se convertam a ela.
7 – Terço das Rosas: A pedido de Nossa Senhora, “Rezai o terço todos os dias”. Cada Ave Maria recitada com amor é uma rosa a ela oferecida.
8 – Arbusto: Remonta à pequena azinheira, sobre a qual a “Senhora mais brilhante que o sol”, apareceu aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, em Cova da Iria. Também faz menção a imagem vinda de Portugal pela família.
9 – LISTEL: Flâmula em cor dourada que designa ao que se refere o brasão, no caso, à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que celebra seus 50 anos.


Fonte: Acácio Rocha _ Do Sigamais.com

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista