Plano de Mobilidade Urbana quer expansão da zona azul e mais linhas de transporte coletivo
Nossa Lucélia - 29.03.2016

Plano de Mobilidade Urbana tem vigência de 10 anos, com efeitos até 2025

ADAMANTINA - O prefeito Dr. Pacheco (PSDB), acompanhado do secretário municipal de planejamento Paulo Purificação, fez na tarde de hoje (29) a entrega da cópia encadernada, com anexos, do Plano de Mobilidade Urbana de Adamantina à presidente da Câmara Municipal, vereadora Maria de Lourdes Santos Gil (DEM). A cerimônia foi na sala de reuniões do gabinete do prefeito, no quinto andar do Paço Municipal.

O Plano de Mobilidade Urbana de Adamantina foi todo construído pela Secretaria Municipal de Planejamento. Ao longo do ano passado foram realizadas várias audiências públicas – a maioria com baixa participação o público – o que acabou culminando com a formatação das propostas em um projeto de lei, aprovado pela Câmara Municipal de Adamantina.

Entre os principais destaques do Plano de Mobilidade Urbana de Adamantina, está o redimensionamento da Zona Azul e a ampliação das duas linhas de transporte coletivo sobretudo para atender os novos loteamentos.

A medida fez-se necessária para atender a legislação nacional que trata da política de mobilidade urbana. A lei federal 12.587, de 2012, estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana e determina que todos os municípios brasileiros com população superior a 20 mil habitantes criem seus planos.

A busca de recursos públicos em determinadas áreas do governo federal, para investimentos em mobilidade urbana, no município, estará condicionada à existência de planos locais, que retratem a realidade e apresentem alternativas para a próxima década, na gestão deste tema. Assim, o Plano de Mobilidade Urbana de Adamantina tem vigência até 2025, e pode sofrer alterações e atualizações, desde que debatidas com a sociedade.

O Plano de Mobilidade Urbana de Adamantina, em versão encadernada e com todos os anexos, tem 137 páginas e sua estrutura está organizada em sete capítulos. Introdução (I); Contexto (II); desafios e Estratégias (III); Propostas para Mobilidade Urbana (IV) – organizadas em áreas temáticas, como transporte a pé, de bicicleta, transporte coletivo, transporte motorizado individual, transporte de cargas, mobilidade urbana e sustentabilidade –; Sistema Integrado de mobilidade urbana (V) com as mudanças pretendidas, entre as quais calçadas, hierarquia das vias, sistema viário básico existente (Plano Diretor) e o novo sistema viário, por meio de transporte público, ciclovias e estacionamentos; Resultados Esperados (VI); e Implementação do Plano (VII).

Os vereadores José Diniz Parússolo Martins (DEM), Noriko Onishi Saito (PV), Aguinaldo Pires Galvão (DEM), Robertinho da Dengue (PSB) e Luiz Carlos Galvão (Rede), a secretária municipal de gabinete Claudia Bitencurte Campos e a presidente da Associação Comercial Lucilene Paloni também participaram do encontro.



Fonte: Do Sigamais.com

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista