Escolas de Tupã mudam rotina para evitar mais casos de gripe H1N1
Nossa Lucélia - 29.03.2016

Município tem 15 casos notificados em 2016 e uma morte confirmada. Alunos aprendem como higienizar as mãos e outros cuidados

TUPÃ - Os casos de H1N1 estão preocupando as autoridades de saúde de todo o Estado de São Paulo, que já confirmou mais de 30 mortes, uma delas na cidade de Tupã (SP). O município tem quinze notificações da doença em 2016, uma delas confirmada, mas 12 ainda aguardam laudo. Por isso, o município está tomando atitudes para prevenir a doença, como cuidados com a higiene e a gripe A, fez com que as crianças mudassem a rotina nas escolas.

As escolas municipais iniciaram nesta semana um trabalho preventivo com as crianças para alertar sobre o perigo da gripe H1N1. Os alunos, que têm entre três e seis anos de idade, já sabem quais são os cuidados para manter o vírus H1N1 bem longe delas. “Tem sabonete, a gente tem que lavar a mão, depois enxaguar e passar o álcool em gel”, conta a estudante Rafaeli Moreira de Carvalho, de 5 anos.

Os professores contaram que as crianças vêm de casa com essa preocupação, com medo do H1N1, por isso resolveram aproveitar esse gancho pra ensiná-las dentro da sala de aula a como se prevenir. Isso inclui vídeos em sala de aula para chamar atenção dos pequenos e até discussões em grupos.

"Eles levam para frente, se conscientizam, conversam em casa, conversam na comunidade. Esse é um projeto que a gente está iniciando", explica a professora Janete Aparecida de Oliveira Silva.

A secretária municipal de Saúde, Rosangela Urel, garante que essa é uma das maneiras de se combater a doença. "A melhor forma é a prevenção e ela está relacionada a educação. Então quando a gente desde de pequeno embute hábitos de higiene, hábitos de prevenção contra doenças, você tem uma maior adesão dessas crianças que vão virar adolescentes, jovens, adultos melhores informados no futuro."

A cidade registrou neste ano uma morte por causa da gripe A. Em Bauru também tem um caso já confirmado da doença e vários outros suspeitos.



Fonte: Do G1 Bauru e Marília

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista