Notificado caso suspeito de microcefalia em bebê nascido na Santa Casa
Nossa Lucélia - 16.03.2016

A parturiente é moradora de Ouro Verde e o bebê, no qual deu à luz, nasceu no tempo normal dentro de 39 semanas, mediu 44 cm de comprimento e apresentou perímetro cefálico de 32 cm, considerado dentro do limite

DRACENA - A Secretaria Municipal de Saúde de Dracena, através da Vigilância Epidemiológica, notificou neste início de semana, um caso suspeito de bebê com microcefalia. A informação é da subchefe de notificação de doenças, Roseli Cristiane da Silva.

Trata-se de uma parturiente, moradora de Ouro Verde, que teve o parto realizado na Santa Casa de Dracena. Roseli da Silva explicou que o bebê nasceu com 39 semanas, 44 centímetros de comprimento e 32 centímetros de perímetro cefálico, medida considerada pelo Ministério da Saúde, como dentro do limite.

Segundo ainda a subchefe, a mãe informou que passou corretamente pelo pré-natal e durante a gestação não apresentou nenhuma doença, tão pouco sintomas de Zika vírus.

A Saúde de Dracena já informou o centro de saúde de Ouro Verde sobre a suspeita e, de acordo com informações obtidas junto à profissional da unidade de saúde da cidade vizinha, o caso é suspeito, não há ainda nada que comprove a doença e que aguarda em cerca de 30 dias, o resultado do exame solicitado por Dracena ao Instituto Adolfo Lutz.

PROTOCOLO – O Ministério da Saúde, em consonância com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, passou a adotar, neste ano, a medida de 32 cm para a triagem e identificação de bebês possíveis portadores de microcefalia. Este procedimento consta do “Protocolo de Vigilância e Resposta à Ocorrência de Microcefalia Relacionada à Infecção pelo Vírus Zika” e está de acordo com recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera, como medida padrão mínima para a cabeça de recém-nascidos, 32 centímetros.

Diante do aumento inesperado e inusitado dos casos de microcefalia em recém-nascidos, atribuído ao vírus Zika, no primeiro momento, o Ministério da Saúde recomendou que fosse adotada a medida de 33 cm para o perímetro cefálico. A iniciativa teve como objetivo incluir um número maior de bebês na investigação, visando uma melhor compreensão da situação.

O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos, dependendo das características étnicas e genéticas da população.


Fonte: Rosana Gonçalves _ Do Portal Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista