Prefeitura de Lucélia retoma projeto de criação de peixes para combater o Aedes aegypti
Nossa Lucélia - 06.03.2016

Gerido pela Prefeitura, o projeto leva o nome da espécie do peixe e existe desde 2009, no entanto, estava desativado e foi retomado este ano devido ao surto de proliferação do Mosquito

LUCÉLIA - Um projeto inovador tem se mostrado eficaz em Lucélia, no combate contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Tem como fonte principal a reprodução de peixes guaru.

Gerido pela Prefeitura, o projeto leva o nome da espécie do peixe e existe desde 2009, no entanto, estava desativado e foi retomado este ano devido ao surto de proliferação do mosquito.

“O Projeto Guaru é mais uma alternativa adotada pelo Departamento de Controle de Vetores de Lucélia que visa combater larvas do Aedes aegypti e evitar a proliferação de mosquitos e pernilongos”, explicou a Prefeitura.

Lucélia possui 11 pontos estratégicos que causam grande preocupação em relação aos criadouros de mosquitos e por isso esses locais são monitorados e fiscalizados quinzenalmente por uma equipe especializada.

Os peixes são criados em um reservatório de água, no prédio do Canil Municipal e distribuídos em caixas e poças d'água, águas represadas e em bebedouros de animais localizados em sítios e chácaras ao redor do município.

De acordo com funcionários do Departamento de Controle de Vetores, “o guaru é um predador natural que se alimenta das larvas e tem grande resistência a águas impuras e com pouco oxigênio”.

O município já registrou nove casos de dengue este ano. Os interessados em adquirir os peixes poderão procurar o departamento, na avenida Antônio Chavarelli, 1.410.


Fonte: Estela Mendes _ Do Portal Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista