Polícia Ambiental apreende 11 aves silvestres em Junqueirópolis
Nossa Lucélia - 02.02.2016

Segundo a corporação, aves eram mantidas em cativeiro em uma casa. Ocorrência foi nesta segunda-feira (1º)

JUNQUEIRÓPOLIS - A Polícia Militar Ambiental apreendeu 11 aves silvestres que eram mantidas em cativeiro em uma casa, em Junqueirópolis. Segundo a corporação, a ocorrência foi nesta segunda-feira (1º).

Inicialmente foi feita uma denúncia anônima. Então, os policiais foram até o local indicado e o próprio morador liberou a entrada da equipe. Após a vistoria, foi constatada existência de diversos pássaros presos em gaiolas na área externa da residência.

Ao todo, foram apreendidos um papagaio verdadeiro, um sabiá pardo, quatro canários da terra, seis coleirinhos papa-capim e um trinca ferro, sem a autorização do órgão ambiental competente. Havia ainda no local quatro gaiolas de arame, uma gaiola de madeira, uma gaiola de madeira e nylon e sete gaiolas de arame e madeira.

Diante dos fatos, as aves foram apreendidas em termo próprio e lavrado auto de infração ambiental em desfavor do morador no valor de R$ 6.500 "por ter em cativeiro espécime da fauna silvestre nativa".

As aves passaram por avaliação de um médico veterinário e as que estavam aptas para a soltura foram libertadas em seu habitat natural. Porém, segundo a polícia, o papagaio verdadeiro, por apresentar sinais visíveis de domesticação, será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), de Araçatuba (SP).

“Por ser considerado crime ambiental, pelo artigo 29, da lei federal 9605/98, a conduta do envolvido será comunicada a delegacia de Polícia Civil, para serem tomadas as medidas penais cabíveis ao caso”, finalizou a Polícia Ambiental.


Fonte: Do G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2016 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista