Nova prefeita assume e descarta mudanças no Executivo
Nossa Lucélia - 20.11.2015


Em menos de três anos, Ilza Ascêncio é a 3ª pessoa a assumir a Prefeitura. Antônio Leal Cordeiro perdeu o cargo por condenação na Justiça

MARTINÓPOLIS - Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (20) na Câmara Municipal, a vice-prefeita Ilza Filazi Ascêncio (PSD) foi empossada como chefe do Poder Executivo de Martinópolis. É a terceira a assumir a Prefeitura em um período de menos de três anos.

Entre janeiro de 2013 e junho de 2014, quem governou a cidade foi o vereador Rondinelli Pereira Oliveira (DEM) - então presidente da Câmara -, devido a problemas na Justiça enfrentados pelo prefeito eleito em 2012, Antônio Leal Cordeiro (PV). Depois de conseguir liberação da Justiça, Cordeiro tomou posse em junho de 2014 e permaneceu no cargo até novembro de 2015. Desta vez, no entanto, ele sofreu uma condenação na Justiça, que transitou em julgado, em ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Estadual (MPE), que lhe impôs a perda da função pública e a suspensão dos direitos políticos por três anos, entre outras penalidades.

Em sua primeira manifestação como prefeita, Ilza afirmou nesta sexta-feira (20) que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido por Cordeiro à frente do Poder Executivo. Pelo menos por enquanto, ela descartou demissões de ocupantes de cargos de confiança e alterações na gestão da Prefeitura.

"Não pretendo mudar. Vou dar continuidade ao trabalho. Não pretendo demitir. Vou manter do modo como está e ver mais para frente se vai ser preciso fazer mudanças", declarou a prefeita.

Ilza elogiou o trabalho de Cordeiro e salientou que as finanças da Prefeitura estão em dia. Mesmo assim, a prefeita admitiu que vai estudar medidas de redução de gastos, diante do cenário de crise econômica que afeta o país.

Com 74 anos de idade, Ilza já cumpriu cinco mandatos como vereadora e dois como vice-prefeita, antes de chegar ao comando do Poder Executivo de Martinópolis.

SEM EXPECTATIVA DE MELHORA - A terceira troca de chefe do Poder Executivo em Martinópolis não animou a população, já que muitos moradores, assim como a prefeita Ilza Anscêncio, acreditam que “tudo deverá continuar como está”. O aposentado Ivan Tadeu Mariano, de 60 anos, mora no município há 20 anos e contou ao G1 que o crescimento da cidade está “parado”.

“A cidade não tem verba para investir. Os outros prefeitos deixaram muitas dívidas e com isso quem sofre são os moradores. Nós não temos faculdade, construção de novas escolas ou até mesmo grandes empresas para gerar emprego. É como se ninguém tivesse interesse em investir aqui”, disse.

Para o aposentado, a administração pública precisa “enxugar” gastos para melhorar as finanças. “A crise está em todo lugar. A prefeita poderia começar reduzindo cargos comissionados, já que muitos que atuam aqui possuem altos salários. Além disso, a população precisa ser mais ativa e atenta ao que acontece. Muitos se deixam corromper por qualquer coisa e entregam o voto de 'bandeja'. Depois, não adianta falar mal, já que não se teve boas ações”, pontuou.

E não é apenas ele quem está sem esperanças de melhoras. O construtor José Carlos Fonte, de 59 anos, é nascido em Martinópolis e falou que já acompanhou muitas modificações, entretanto, nos últimos anos não tem aprovado o andamento da administração.

“A cidade está com a saúde precária e precisa de investimentos. Não é de hoje que há falta de medicamentos e profissionais para atender a população. Outra coisa são as condições das ruas, cada vez mais esburacadas”, falou.

Segundo Fonte, a cidade precisa de muito mais do que “boas intenções” para evoluir. “A prefeita Ilza é uma ótima pessoa, sempre buscou tentar ajudar os mais necessitados enquanto atuou na política. Porém, ela já pegou a administração cheia de problemas, com dívidas e poucas verbas. Acredito que será muito difícil que em um ano ela consiga mudar essa situação. O barco já está afundando”, salientou.


Fonte: Mariane Peres _ Do G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista