Casa da Cultura passa a se chamar Estação Cultural
Nossa Lucélia - 30.09.2015


Diretor de Cultura disse que a mudança do nome contribui para o entendimento da população e valorização do local

LUCÉLIA - A “Casa da Cultura” Profª Maria Aparecida de Souza Marcondes (Dona Filhinha) de Lucélia, passou a denominar “Estação Cultural” Profª Maria Aparecida de Souza Marcondes (Dona Filhinha), desde o último dia 8.

A mudança para Estação Cultural foi efetivada após aprovação unânime do Projeto de Lei enviado pelo executivo à Câmara Municipal, transformando na Lei nº 4506 de 08 de setembro de 2015.

Segundo o Diretor de Cultura, Fernando Putinatti a mudança do nome contribui para o entendimento da população e valorização do local. “Uma vez que o espaço tem as características de uma antiga estação ferroviária e não uma casa. Assim, como a mudança da nomenclatura a pretensão é de preservar e valorizar a memória do local”, explica.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA - A Estação de Lucélia foi aberta em 1950 pela Paulista. A cidade já existia desde 1939, sendo que cinco anos depois já era município autônomo. Após a privatização da Ferrovia Paulista (1998) a estação ficou totalmente abandonada sem nenhuma ação por parte da empresa ALL, sucessora da Ferrovia Paulista.

REVITALIZAÇÃO - Em 2007, a Prefeitura de Lucélia, com recursos próprios, atendeu as reivindicações de moradores e ex-moradores lucelienses, dando início ao processo de reforma, restauração e revitalização da estação. No dia 24 de junho, data do 64º aniversário de Lucélia, a estação foi reinaugurada e passou a chamar “Casa da Cultura”.

Neste ano de 2015 a atual administração deu início a troca das calhas e reparos no telhado. Segundo o diretor, a pretensão é de continuar as melhorias com a revitalização da pintura e dos aspectos históricos no prédio.


Fonte: Samuel Barros _ Do Jornal A Gazeta Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista