Osvaldo Cruz desliga sinal de internet gratuito durante o período noturno
Nossa Lucélia - 04.09.2015


Medida foi adotada pela Prefeitura após solicitação do Ministério Público. Conforme o Conselho Tutelar, o espaço é utilizado para consumo de drogas

OSVALDO CRUZ - A partir desta sexta-feira (4), a Prefeitura de Osvaldo Cruz desligará o sinal de internet wi-fi na Praça Lucas Nogueira Garcez, diariamente das 20h às 6h. A mudança foi adotada após uma solicitação do Ministério Público Estadual (MPE) da Infância e da Juventude da cidade. A medida será realizada depois que o Conselho Tutelar enviou um relatório ao MPE com informações de que depois da implantação do sinal, houve registros de adolescentes "fazendo uso de bebidas alcoólicas e drogas" no local.

Segundo o conselho, o sinal de internet é um atrativo para adolescentes e até mesmo crianças, principalmente no período noturno. O órgão informa que após a inserção do recurso, a quantidade de menores no local "fazendo o uso de bebidas alcoólicas, drogas e até mesmo traficando entorpecente cresceu muito".

O conselho explica que funcionários que realizam a limpeza da praça recolhem constantemente várias garrafas de bebidas alcoólicas vazias e até mesmo "pinos de cocaína que são usados pelos menores enquanto frequentam o espaço público". O órgão conta ainda que devido à grande movimentação de crianças e adolescentes, fiéis que se deslocam para a missa, que é realizada na igreja matriz localizada na mesma praça, têm encontrado dificuldades para transitar no local.

Também conforme o conselho, várias denúncias foram feitas pela população ao órgão e também à Polícia Militar para que uma atitude a respeito da situação fosse tomada. Diante disso, depois de uma conversa com a PM e também com o setor técnico do Fórum, o conselho elaborou um relatório que foi protocolado no MPE com sugestões de medidas para que os atuais acontecimentos não ocorram.

A medida principal sugerida no relatório é a redução do horário de funcionamento do sinal de internet na praça. Outro recurso apresentado foi o de intensificar as fiscalizações aos estabelecimentos comerciais instalados nas imediações do local para que não realizem venda de bebidas alcoólicas para os menores, o que é proibido por lei. Já outra sugestão que consta no documento é a melhora na iluminação e poda das árvores da praça, conforme o conselho.

Segundo a Prefeitura, o objetivo ao disponibilizar o sinal de internet gratuito foi o de "democratizar o acesso da população em espaços públicos à rede mundial de computadores como ferramenta de comunicação, o que é uma tendência em espaços comuns das cidades em geral". Entretanto, diante dos acontecimentos, o serviço tem sido utilizado para "finalidade diferente" a qual foi planejada pelo poder público, o que justifica a mudança.

A Prefeitura informa que as medidas de manutenção em árvores e aumento de iluminação artificial serão investidas na praça, além da intensificação da fiscalização em relação aos estabelecimentos comerciais que vendem bebidas alcoólicas nas imediações do espaço quanto a horários de funcionamento constantes e alvarás, e a proibição de comércio dessas bebidas em relação a menores de 18 anos.


Fonte: Wellington Roberto _ Do G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista