Cartório Eleitoral de Lucélia começa em outubro o cadastramento de biometria
Nossa Lucélia - 15.08.2015


Inicialmente esse serviço será para quem fizer fazer transferência ou tirar a segunda via do título

LUCÉLIA - O cadastramento biométrico, que permite ao eleitor votar a partir da identificação das digitais, terá início no mês de outubro no Cartório Eleitoral da Comarca de Lucélia, que abrange os municípios de Pracinha, Inúbia Paulista e de Lucélia. Todos os eleitores do Brasil terão que se cadastrar no novo sistema de biometria da Justiça Eleitoral. A partir de outubro os novos eleitores que irão tirar o seu título eleitoral serão cadastrado na biometria. O serviço inicial será para quem for fazer transferência ou tirar a segunda via do título.

Visando atender os eleitores da 069 Zona Eleitoral da Comarca de Lucélia, os funcionários do Cartório Eleitoral estarão participando em setembro, de um curso de capacitação técnica  na cidade de São Paulo, tendo como objetivo de atender melhor os eleitores das três cidades.

Recadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital e fotografia.

A Justiça Eleitoral adotou a  biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.

A zona que tiver todo o seu eleitorado recadastrado biometricamente estará apta a, na eleição seguinte à revisão, utilizar urna equipada com identificação biométrica, que somente é liberada para o voto após o reconhecimento das digitais do eleitor.

No Estado de São Paulo, o recadastramento biométrico já está disponível na capital e nas cidades de Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Osasco, Santo André e São Bernardo do Campo. Não há convocação obrigatória para os eleitores dessas cidades, mas se comparecer ao cartório a captura das digitais será feita.

 O recadastramento biométrico é feito com a utilização do chamado "Kit Bio", composto de dispositivo de capturas de fotos, escâner para captura de digitais, maleta de transporte e cenário (mini-estúdio fotográfico com assento).

Com o Kit Bio, a equipe treinada da Justiça Eleitoral realiza a coleta das impressões digitais, além de fazer a fotografia dos eleitores de maneira rápida e fácil. Um escâner de altíssima resolução permite uma leitura de qualidade das impressões digitais e um programa de computador faz o controle de qualidade automaticamente.

Na eleição para prefeito e vereadores do próximo ano ainda não será utilizado o sistema biométrico, mas o TSE – Tribunal Superior Eleitoral, pretende realizar a identificação dos eleitores pelo método biométrico na eleição de 2018 (presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.) Para isso o TSE deseja que todos os eleitores estejam identificados com as suas digitais, e desta forma evitando supostas fraudes, melhorando o atendimento.

A biometria é mais um importante passo que a Justiça Eleitoral do Brasil dá em busca da melhoria dos serviços. Assim, todo eleitor terá suas iniciais marcadas no sistema eletrônico das urnas eleitorais, e no dia da votação basta ele colocar um dos dedos para ser identificado e liberado para votar.

A revisão ordinária acontecerá em todo país e terá uma ampla campanha de divulgação. O Brasil dá mais um grande passo na modernização do seu sistema de urnas eletrônicas, visando melhorar e agilizar a votação.


Fonte: Marcos Vazniac

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista