Querem calar a boca da imprensa de Osvaldo Cruz
Nossa Lucélia - 12.08.2015


Não vão conseguir

OSVALDO CRUZ - Como nos tempos da inquisição o jornalista Pedro Afonso, do Jornal Cidade Aberta, Portal Ocnet, foi convidado recentemente para um tribunal no qual foi pressionado de todas as formas por sua atuação como jornalista.

Duvido que alguém que estivesse presente naquela oportunidade, a não ser ele mesmo, confirme a denúncia. O jornalista foi o bode expiatório de uma tentativa de constrangimento no único intuito de calar a boca da imprensa de Osvaldo Cruz.

Este "post" é sim em tom de denúncia porque afronta a Constituição Federal e o Código de Ética dos Jornalista e merece ser trazido a público, como já ocorreu em recente passado onde uma outra colega foi ultrajada no exercício de seu mister e toda classe saiu em sua defesa. Se for necessário as entidades de classe dos jornalistas serão acionadas.

Anteriormente o veículo do qual faz parte como um dos sócios, o Jornal Cidade Aberta já havia sido vítima de pressão depois de ter publicado matéria relativa a um processo judicial em curso.

O colega recebe neste momento desta nota de desagravo. Colega Pedro Afonso saiba que estou ao seu lado para o que der e vier e todos os colegas de comunicação vão receber meu apoio profissional e de cidadão contra qualquer tentativa de constrangimento contra o livre exercício do direito de informar ou opinar.

Ainda nesta semana falei sobre o tema aos alunos do curso de Comunicação Social da Faccat, onde ministro neste semestre a disciplina de Ética e Legislação a respeito do instituto da Liberdade de Imprensa. A Liberdade conquistada no Brasil da livre imprensa custou vidas! Os jornalistas e os cidadãos devem considerá-la não como um direito, mas como um valor inegociável e merecedor de todo cuidado como também se faz com o direito de ir e vir e tantos outros protegidos legalmente.

A imprensa não cria fatos, ela os reporta. Assim, se há personagens de escândalos a serem noticiados tais pessoas um dia tiveram a liberdade de escolher estar do lado certo ou do errado. Se escolheram o equívoco em detrimento da honestidade e do dever moral e ético, lamento informar, mas a imprensa irá sim ligar gravadores, luzes, câmeras e todos os recursos disponíveis para publicar o que o Judiciário julgar e a opinião pública referendar.

Mas vou avisando: quem tentar não vai conseguir, mas ao contrário dos covardes o faremos às claras amparados na ética e na legitimidade e não em salas fechadas sob o manto da covardia.


Fonte: Blog do Giu

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista