Com fechamento de fábrica, comércio teme por crise em Rinópolis
Nossa Lucélia - 31.07.2015


Aproximadamente 350 trabalhadores foram demitidos na cidade. Prefeitura tem esperança que empresa volte a atuar no município

RINÓPOLIS - Em Rinópolis, o fechamento de uma fábrica de tênis, que atuava no município há oito anos, fez com que cerca de 350 trabalhadores ficassem desempregados. A justificativa do empresário aos ex-funcionários é que a medida foi tomada devido à crise financeira. Com o fim das atividades da empresa, os comerciantes temem que o município sinta, em um curto período de tempo, os impactos das demissões.

“Todo o comércio sente, lojas, quitandas e mercados, a situação fica difícil”, ressalta o cabeleireiro José César Bolsoni.

O presidente da Associação Comercial, José Lonidas Bezerra da Silva, conta que quase 15% dos trabalhadores da cidade estavam empregados na fábrica. "Há outras indústrias, mas com segmentos diferentes. A empresa que fechou absorvia uma mão de obra calçadista e não temos outra fábrica desse setor na cidade, com os trabalhadores, em grande maioria, sendo mulheres”, salienta.

A prefeitura havia feito um acordo com a empresa como forma de incentivo, com isso, um dos galpões da fábrica foi construído pelo poder público em uma terreno da administração pública. Se ela permanecesse no local em um prazo de dez anos, a área passaria a lhe pertencer. Porém, isso não aconteceu.

O prefeito, Valentim Trevisan, acredita que a mesma empresa volte a atuar na cidade, porém com a confecção de outro produto. "As intalações são muito grandes e nesse local a própria empresa deve colocar uma fábrica de solados. A partir de outubro esse processo deve ser iniciado. Acredito que sejam criados de 200 a 250 empregos", afirma.

Alguns dos funcionários da unidade foram transferidos para outra fábrica em Birigui (SP), que pertence ao mesmo empresário, conforme o prefeito. Uma medida para evitar que mais demissões fossem realizadas.

A equipe de reportagem do SPTV 2ª Edição tentou contato com o dono da empresa, mas até o momento desta publicação não obteve resposta. A prefeitura ressaltou que oferece um ônibus para auxiliar no transporte dos funcionários que foram transferidos para Birigui.


Fonte: Do G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista