58° Encontro Regional de Ensino de Astronomia começa amanhã em Junqueirópolis
Nossa Lucélia - 21.07.2015


Durante o evento, os professores participarão de palestras, oficinas práticas, observação noturna, montagem de luneta, lançamento de foguetes de garrafa pet e demonstração de foguete de dois estágios

JUNQUEIRÓPOLIS - A Escola Estadual Profº Idene Rodrigues dos Santos, em Junqueirópolis, será palco nesta semana do 58° Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). O evento ocorre de quarta a sexta-feira, 24, com a participação de físicos, astrofísicos e astrônomos do Rio de Janeiro, que disseminarão conhecimento a cerca de 160 professores responsáveis pelo ensino dos conteúdos de Astronomia, Ciências, Geografia, Física ou Matemática, visando à formação continuada, e também a alunos de licenciatura dessas disciplinas.

Segundo a coordenadora do evento, a professora de Química, Miriam Bitencurti, o intuito é que esses professores levem conhecimentos sobre a astronomia para a sala de aula, estimulando o aluno a participar de novos concursos. Os participantes receberão certificados de 40 horas. As inscrições já se encerraram.

O 58° Encontro Regional de Ensino de Astronomia tem como objetivo discutir a metodologia de ensino da astronomia; promover discussão de trabalhos realizados em escolas ligados à temática do evento; distribuir materiais didáticos de ensino de astronomia às escolas participantes, dentre eles lunetas (com um guia de uso) e sugestões de atividades nas salas de aula e, incentivar por meio dos professores a participação dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Durante as atividades os professores participarão de palestras, oficinas práticas, observação noturna, montagem de luneta, lançamento de foguetes de garrafa pet e demonstração de foguete de dois estágios.

EREA - Desde 2009 até abril de 2013 foram organizados 47 Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs) com aproximadamente 120 participantes em média por evento. Isto leva a um total de cerca de 5.600 participantes sendo a maioria professores da rede escolar das cidades e regiões em que os eventos ocorreram. Em cada evento, a escola representada ganhou e montou seu galileoscópio, os professores participaram de várias oficinas para construção de modelos didáticos, dentre eles construção de foguetes, assistiram a palestras e, juntos, observaram o céu. Estes encontros contribuíram para a formação e motivação dos professores que participaram, assim como os organizadores e palestrantes.

No que se refere à formação de professores, os EREAs tem sido um marco histórico no país, dando oportunidade aos docentes, ainda que localmente e em termos regionais, no que diz respeito a conteúdos e métodos para o ensino de Astronomia.

SERVIÇO – A E.E. Prof° Idene Rodrigues dos Santos está situada na avenida Campos, n.º 899, Centro, em Junqueirópolis, telefone: (18) 3841-1530. Mais informações do EREA pelo site da escola: http://escolaidene.pe.hu/erea/.


Fonte: Elaine Rodrigues Do Portal Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista