Biribol e atletismo são esperanças de pódios para Adamantina no Regional
Nossa Lucélia - 10.07.2015


Tradicionais na cidade, modalidades distintas são apostas nas conquistas de medalhas na 59ª edição dos Jogos Regionais, em Osvaldo Cruz

ADAMANTINA - A 59ª edição dos Jogos Regionais inicia na próxima quarta-feira (15), em Osvaldo Cruz, e para as disputas deste ano a cidade de Adamantina aposta no biribol e atletismo como sinônimos de medalhas e resultados positivos. Ao todo, essas duas modalidades distintas terão 28 atletas como representantes dos adamantinenses e com a missão de ajudar na conquista de pódios para o município do Oeste Paulista. Sendo um praticado dentro da água e outro nas pistas, a única semelhança entre eles é que conquistaram a vaga para a elite na temporada passada.

Tradicional e com mais de 10 anos de história no cenário regional, o biribol é visto como um esporte em ascensão em Adamantina, pois o número de praticantes aumenta todo ano. Segundo o atleta João Pedro Bergamini, a modalidade é antiga entre os adamantinenses, mas só agora que os “horizontes” estão se abrindo.

”O biribol de Adamantina participa há anos dos Regionais e já conquistou inúmeras medalhas, inclusive a de campeão. Sempre tivemos atletas de destaque, mas atualmente estamos ganhando mais adeptos, pois conseguimos trazer duas etapas do Campeonato Brasileiro para a cidade e isto fez com que aumentasse a admiração pela prática. Ano passado, fomos vice-campeões da 2ª Divisão e vamos tentar obter resultados como este na elite”.

Devido a dificuldade da 1ª Divisão ser maior e reunir várias potências do biribol, os adamantinenses estão focados na preparação da equipe e buscam adequar o elenco para chegarem fortes nos Jogos. No entanto, mesmo com o alto nível dos adversários, Adamantina não tem muito com o que se preocupar, pois há 11 anos a equipe sobe no pódio dos Regionais: 2003- prata, 2004- bronze, 2005- bronze, 2006- bronze, 2007- bronze, 2008- prata, 2009- ouro na 2ª Divisão, 2010- prata na 1ª Divisão, 2011- ouro na 2ª, 2012 e 2013 - bronze na 1ª e 2014- prata na 2ª.

“Treinamos duas vezes na semana e procuramos reforçar nossa equipe para este ano. Sabemos que será muito complicado porque as outras equipes também estão muito preparadas e em ótimo nível. No entanto, acredito que vamos brigar por medalhas, pois estamos fortes e temos uma grande tradição no campeonato”.

ATLETISMO - Das piscinas para as pistas, o atletismo adamantinense também é visto com bons olhos para esta edição dos Regionais. Com um elenco de 23 atletas, a modalidade subiu para a 1ª Divisão no ano passado após conquistar 43 medalhas e ficarem em 2º lugar nas disputas. Para esta temporada, o técnico Domingos do Carmo, conhecido como “Tubaína”, espera adquirir principalmente o amadurecimento para sua jovem equipe.

“Nosso elenco está em reformulação e nossa média de idade é muito jovem, sendo que a maioria dos nossos competidores possuem entre 15 a 19 anos. A elite é bem mais dicífil, pois teremos grandes centros como Marília e Presidente Prudente. Minha meta é prepará-los melhor para o ano que vem e também fazê- los melhorarem as metas pessoais, pois consequentemente gera resultados para a cidade”.

Confiante em seus jovens atletas, Tubaína trabalha com olhar não só de treinador, mas como de “pai”. Com a maioria de seus competidores sendo carentes, o comandante afirma que a realização maior é formá-los para a vida. No entanto, não esconde o desejo de voltar de Osvaldo Cruz com pódios.

“Se possível, queremos formar atletas, mas nosso maior objetivo é promover a cidadania em 1º lugar. Com este intuito, temos o projeto do “Bolsa Atleta” que oferece um auxílio financeiro e nos estudos de alguns atletas. Mas é claro que queremos títulos (risos). Vamos com tudo nos Regionais e lutaremos por pódios. No entanto, nosso principal objetivo neste ano é aumentar a experiência de nossos atletas e permanecermos na 1ª Divisão, pois ficaremos mais fortes para o ano que vem”.

JOGOS REGIONAIS - O Oeste Paulista será representado na competição por 33 cidades, sendo elas: Adamantina, João Ramalho, Presidente Venceslau, Álvares Machado, Junqueirópolis, Rancharia, Lucélia, Regente Feijó, Anhumas, Martinópolis, Rosana, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Santo Anastácio, Dracena, Panorama, São João do Pau D'Alho, Emilianópolis, Flórida Paulista, Parapuã, Taciba, Paulicéia, Piquerobi, Teodoro Sampaio, Iepê, Indiana, Pracinha, Inúbia Paulista, Presidente Bernardes, Tupi Paulista, Presidente Epitácio, Irapuru e Presidente Prudente.

A competição será realizada em Osvaldo Cruz, do dia 15 a 25 de julho e são esperados cerca de 5 mil competidores, os quais devem disputar partidas e provas em 24 modalidades.


Fonte: Kawanny Barros _ Do Globo Esporte.com

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista