Administração municipal realiza cerca de 20 substituições em cargos de confiança do Executivo
Nossa Lucélia - 30.06.2015


O 'troca-troca' de secretários gerou questionamentos desde o início e embora a administração trate a questão com normalidade, muitos consideram instável a situação

ADAMANTINA - A gestão da atual administração de Adamantina, desde o início foi marcada por trocas de dirigentes das secretarias municipais.

Apenas três das 12 secretarias da Prefeitura continuam com os mesmos dirigentes, são elas: Assuntos Jurídicos; Planejamento e Desenvolvimento e de Cultura. As três pastas foram as únicas que não sofreram alterações e permanecem com os mesmos agentes nomeados pelo prefeito Ivo Santos em 2013, quando assumiu o Executivo.

Um breve levantamento feito pelo Jornal Regional aponta que houve pelo menos 20 substituições de cargos de confiança do Executivo, em uma soma de todas as pastas. Somente na Secretaria de Gabinete ocorreram três substituições em dois anos.

Em alguns casos a saída se deu por questões profissionais, assim como ocorreu com a secretária de Assistência Social, Francisca Delfino, que foi nomeada no início de 2013, mas deixou o cargo um ano depois para assumir concurso público ao qual foi aprovada. A profissional foi substituída pela assistente social Briana Veiga. Já na Secretaria de Saúde que foi entregue à Jorge Chihara, o profissional teve que deixar o cargo pouco mais de dois anos depois, após ele receber proposta para integrar o Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente, que foi aceita.

Com relação às demais secretarias, algumas tiveram seus dirigentes substituídos logo nos primeiros meses de gestão, outras foram deixadas pelos próprios profissionais que pediram exoneração do cargo por motivos pessoais.

O 'troca-troca' de secretários gerou questionamentos desde o início e embora a administração municipal trate com normalidade a questão, muitos consideram instável a situação.

GABINETE - Uma das primeiras secretarias a passar por mudanças foi a de Gabinete que foi assumida por poucos meses por Luiz Carlos Galvão; depois, Alfredo Peixoto Martins que ficou até o fim de 2014 e atualmente é comandada por Wilson Hermenegildo.

ADMINISTRAÇÃO – O primeiro nome anunciado por Ivo Santos para a pasta foi José Romão, que alguns meses depois deixou o cargo e Paulo Marcos Rodrigues de Souza que estava na Finanças assumiu e acumulou as duas funções até Neivaldo Moraes ser nomeado o secretário. Passado alguns meses, o prefeito fez uma inversão e entregou a secretaria para Paulo.

FINANÇAS – Antes de ser nomeado secretário de Administração, Paulo foi o secretário de Finanças. Quando ele voltou para assumir definitivamente Administração, Finanças foi assumida por Neivaldo Moraes, que comanda a pasta até hoje.

ASSUNTOS JURÍDICOS – Maria Cristina Dias é responsável pela secretaria desde o início da gestão e não foi substituída nenhuma vez. Nas últimas semanas, os rumores eram que a advogada ameaçou deixar o cargo, mas a assessoria de imprensa da Prefeitura desconheceu o assunto e alegou que a pasta continua sob o comando de Maria Cristina.

PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO – A Secretaria também não passou por mudanças desde o início da gestão de Ivo Santos. Seu secretário é Rogério Buchala.

SAÚDE – Jorge Chihara foi nomeado secretário em 2013 e permaneceu como o responsável até abril desse ano, quando assumiu outro cargo na DRS de Presidente Prudente e foi substituído por Patricia Queiroz, atual secretária da pasta.

EDUCAÇÃO – A Secretaria foi comandado nos dois primeiros anos por Wilson Hermenegildo, que deixou o cargo para comandar a secretaria de Gabinete, devido à saída de Alfredo Peixoto. Atualmente quem cuida desse setor no município é o professor Ricardo Torquato.

AGRICULTURA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE – Nesta pasta houve apenas duas trocas. O primeiro a comandar os serviços foi Antônio Tiveron e depois, Eriston Bellusci, que permanece no cargo.

OBRAS E SERVIÇOS – Reinaldo Turra, atual presidente da Emda (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Adamantina) foi o primeiro secretário a assumir a pasta e ainda em 2013 foi substituído por Antônio Tiveron, atual secretário.

ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL – Um ano após os serviços prestados como secretária, Francisca Delfino deixou a pasta por questões profissionais e foi substituída por Briana Veiga que se mantém até hoje.

CULTURA E TURISMO - Natália Bachi também mantém o cargo de secretária desde quando assumiu a pasta, em 2013.

ESPORTE – A professora Marlene Ribeiro Esteves que foi a primeira mulher a comandar a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação foi exonerada do cargo em janeiro desse ano e o atual secretário é Pedro Milanezi.

JUSTIFICATIVA – Para o prefeito Ivo Santos, as dezenas de trocas que foram realizadas por ele em pouco mais de dois anos de gestão, são normais.

Por meio de nota a Prefeitura explicou que: “Assim como em empresas privadas, já que os que ocupam não tem estabilidade e são de nomeação do prefeito. Estas acontecem quando os mesmos não estão cumprindo com o plano de governo do Prefeito ou surgem novas propostas de trabalho. Novas mudanças, embora não estejam programadas, podem acontecer a qualquer momento, desde que seja de interesse do município”.


Fonte: Estela Mendes - Do Portal Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista