Falta de pediatras em Dracena preocupa população
Nossa Lucélia - 28.05.2015


Atendimentos estão suspensos há uma semana. Mães são orientadas a deixar nome dos filhos em lista de espera

DRACENA - O problema de falta de pediatras no posto de saúde central de Dracena continua sem solução. O secretário de saúde da cidade Nelson Roberto Bortolatto, alega que a prefeitura encontra dificuldades para fazer a contratação dos profissionais.

Cerca de 18 crianças deveriam receber atendimento nesta terça-feira (26) mas os atendimentos foram suspensos há uma semana e as mães são orientadas a deixar o nome dos filhos em uma lista de espera, que segundo a secretaria já possui mais de 200 crianças.

Em fevereiro o Ministério Público (MP) instaurou um inquérito para apurar a situação. Na época a secretaria de saúde de Dracena, dizia que havia dificuldades em encontrar profissionais para preencher as quatro vagas que ficaram disponíveis, após três médicos se desligarem e um tirar licença-médica.

O poder público afirmava ainda, que não houve interessados em dois concursos para o preenchimento das vagas. Em abril, o município contratou uma médica pediatra em caráter emergencial, para trabalhar por um período de quarenta e cinco dias, mas com o término do contrato, novamente as crianças ficaram sem atendimento.

A situação obriga muitas pessoas a procurarem atendimento na rede particular de saúde. A doméstica Gisele Ferreira, diz que pagou consulta para duas crianças e a situação em casa ficou apertada pois ainda tem as contas de água e luz para pagar.

Já quem não tem condições de pagar como é o caso da vendedora autonoma Kátia Derenzo de Carvalho, mãe de uma criança de 6 anos que tem problemas cardíacos, o jeito é esperar e se indignar com a situação. " Não tem pra onde correr mais e para pagar eu não tenho dinheiro", diz ela.

O secretário de saúde informou que em um mês a situação deve ser resolvida e um pediatra estará no local. Em relação as famílias que não tem condições de pagar consulta particular enquanto o especialista não chega, os outros médicos do posto estão prestando atendimento básico.


Fonte: Do G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista