Ipem encontra irregularidades em 19% dos tacógrafos fiscalizados em Dracena
Nossa Lucélia - 24.04.2015

Fiscalização realizada nesta quinta-feira (23), na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, autuou 14 motoristas

DRACENA - O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) realizou, nesta quinta-feira (23), operação de fiscalização de cronotacógrafos na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, em Dracena, no posto de pesagem do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e identificou irregularidades em 19% (14) dos 72 veículos fiscalizados.

Os motoristas foram autuados pela falta de verificação e certificação do instrumento, popularmente conhecido como “tacógrafo”. Os responsáveis têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem. A multa pode variar de R$ 768 a R$ 5 mil, dobrando na reincidência.

Na região de Presidente Prudente, em 2014, foram fiscalizados 1.310 veículos, com 21% (273) de autuações. Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também contabiliza o tempo de condução e descanso do motorista.

Obrigatório em todos os veículos de transporte, com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o cronotacógrafo é fundamental para a segurança nas estradas, sendo considerado a “caixa preta” de caminhões, ônibus e vans escolares.

Em 2014, em diversas regiões do Estado, o Ipem fiscalizou 21.578 mil veículos, com 16% (3.578) autuados por irregularidades. A categoria de veículos escolares, proporcionalmente às demais categorias, foi a que apresentou maior índice de autuação, com 30% no período. Em seguida, a categoria de cargas em geral somou 20% das autuações. Os ônibus foram os terceiros mais autuados, com 11%, e os transportes de produtos perigosos apresentaram 4% de autuações por irregularidades.


Fonte: Do iFronteira.com

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista