Administração da Santa Casa esclarece informações de "não atendimentos"
Nossa Lucélia - 20.04.2015


ADAMANTINA - No começo da semana o jornal Folha regional recebeu informações de que a Santa Casa de Misericórdia de Adamantina não estaria oferecendo atendimento devido ao fechamento dos setores de Pediatria, Neonatologia e Tomografia. A reportagem então procurou o administrador do hospital Jairo Gonçalves para esclarecer o que estaria ocorrendo.

De acordo com o responsável, parte das informações não procede. “De verdade neste caso, e não por culpa exclusiva nossa, é que o aparelho de tomografia está quebrado (descalibrado), e não temos dinheiro para fazer o conserto, que fica cerca R$ 14.200,00. Assim que conseguirmos este valor, imediatamente colocaremos em funcionamento novamente. Mas é importante deixar bem claro que a Santa Casa de Adamantina não tem a obrigação de oferecer o exame, porque não é credenciada e a referência regional para disponibilizar este exame é Marília, mesmo assim tentamos diminuir essa demanda”, declarou.

Com relação à Pediatria, Jairo confirmou que o setor está desativado temporariamente, no entanto, o atendimento jamais foi interrompido. “Não é viável manter aberta porque, felizmente, o volume semanal de ocupação dos leitos é muito baixo (média de duas crianças por semana). Mas é importante deixar claro que temos lugar, temos médico especialista, temos medicamentos e temos atendido todas as crianças que são encaminhadas para internação”.

Sobre a Neonatologia, o administrador do hospital adamantinense também revelou que o serviço está funcionando. “Os bebes que necessitam de maior atenção ou precisam de incubadora têm recebido todo o atendimento. Não somos irresponsáveis para deixar de prestar cuidado a um recém-nascido, apesar de não sermos obrigados a manter uma UTI Neonatal, nossa referência neste caso também é Marília”.

Jairo contou ainda que a paralisação de repasses de recursos tem contribuído para a delicada situação financeira enfrentada pela Santa Casa de Adamantina. “Para se ter uma idéia, somente de recurso do Governo do Estado, que aliás é o único que efetivamente nos  ajuda, temos atrasados cerca de R$ 900 mil para receber, e não há qualquer previsão de pagamento em razão da atual realidade financeira do país. Nunca falamos que o hospital está perfeito. Mas também não ficamos lamentando a crise que atravessamos, preferimos trabalhar para tentar melhorar dia a dia”.

Fonte: Da Folha Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista