Ministro das Cidades se reúne em Dracena com prefeitos da Nova Alta Paulista neste sábado
Nossa Lucélia - 28.03.2015


O ministro Gilberto Kassab concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Regional tratando de assuntos de interesse das populações local e regional

DRACENA - O ministro das Cidades, Gilberto Kassab, participa na manhã deste sábado (28), de reunião com prefeitos da Amnap – Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista, em Dracena. A visita faz parte da série de encontros que Kassab vem realizando com governadores e prefeitos desde que assumiu o Ministério, conforme a assessoria de comunicação do político.

Kassab irá discutir o andamento de projetos em execução e a possibilidade de novas parcerias entre os municípios e o Ministério das Cidades. O encontro será na sede de campo da Apeoesp, no Jardim Brasilândia.

Esta semana, por intermédio da assessoria de Kassab, ele concedeu entrevista exclusiva ao Jornal Regional via internet. Kassab informou que Dracena já recebeu investimentos de aproximadamente R$ 34 milhões em parcerias com o Ministério das Cidades e o objetivo é buscar novos acordos para as principais urgências da cidade e da região como um todo. “Desde que assumi o Ministério das Cidades no início do ano, visitamos em pouco mais de 60 dias, eu e toda a minha equipe, 15 estados brasileiros, fazendo reuniões de trabalho com governadores e prefeitos, inicialmente das capitais. É uma ação fundamental num país com as dimensões do Brasil. Além disso, tenho acompanhado a presidenta Dilma Rousseff nas inaugurações e entregas das unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida. Já estivemos em Minas Gerais, na Bahia, em Goiás, no Rio de Janeiro, e essas agendas serão contínuas. O resto dos dias despacho no Ministério das Cidades, onde recebo governadores, prefeitos, secretários de Estado, parlamentares e representantes de movimentos sociais. Aos sábados procuro sempre visitar uma região específica, também ouvindo as demandas locais e fazendo um balanço inicial dos projetos e programas em andamento. A nossa disposição é sentar com os prefeitos, olho no olho, ouvir com total atenção e buscar as melhores soluções para problemas pontuais ou comuns, de acordo com as possibilidades orçamentárias”, explicou o ministro. 

O JR perguntou ao ministro Kassab sobre o avanço da dengue nas cidades da região, onde muitas se encontram com epidemia e como o Governo Federal apóia os municípios (da região) visando o controle da doença. Quais as ações? Foi disponibilizado algum recurso principalmente para as cidades que vivem estado de emergência? Kassab respondeu que o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, vem atuando fortemente na prevenção e no combate à dengue em todo o País. Para intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle, tanto da dengue como da febre chikungunya, transmitidas pelo Aedes aegypti, a Saúde repassou recurso adicional de R$ 150 milhões a todos os estados e municípios brasileiros, para qualificação das ações de combate ao mosquito. Prosseguiu dizendo: “Com a experiência de ter sido prefeito de São Paulo, sei da importância do trabalho de prevenção no combate à dengue e a participação dos diversos entes governamentais é fundamental. Na capital, além de ter aumentado o investimento na Saúde, de 15% para 20% do orçamento, fizemos a descentralização das ações preventivas e conseguimos afastar o risco de epidemia. Nos últimos três anos da minha gestão, os casos caíram de 5.866, em 2010, para 1.150 em 2012. A descentralização dos agentes de zoonoses foi fundamental para o controle e a redução dos casos de dengue, pois, distribuídos pela cidade, eram formados grupos nas áreas mapeadas pela Coordenação em conjunto com as Supervisões de Vigilância em Saúde. Os agentes tinham contato mais próximo com a comunidade, o que facilitava e tornava mais efetiva tanto a comunicação como as ações de combate aos focos da doença”.

A UPA – Unidade de Pronto Atendimento que está sendo construída em Dracena, no bairro São Cristóvão também foi tema de pergunta ao ministro. E segundo Kassab, o Governo Federal vem atuando fortemente para, permanentemente, ampliar e aumentar a qualidade do atendimento público de Saúde.

A previsão de inauguração da UPA era para janeiro, porém já estamos concluindo o mês de março e até agora nada de iniciar as atividades. A respeito do início da operação da UPA local, o ministro disse que irá solicitar que a assessoria dele encaminhe a demanda ao Ministério da Saúde, para que sejam enviadas informações precisas sobre os investimentos feitos. 

A última pergunta feita pela reportagem ao ministro Gilberto Kassab foi sobre a reconstrução de pontes para Dracena e região, porque várias foram danificadas há anos por chuvas e até hoje se encontram na mesma situação. Ele respondeu que está trabalhando para intensificar o diálogo entre os técnicos do Ministério junto às equipes da Prefeitura e do Governo do Estado, dependendo do caso, para desenvolver e ajustar os projetos necessários para garantir qualidade e segurança dos usuários do sistema viário da região.

Ainda de acordo com o político, encontros como esse que será realizado hoje na cidade são importantes para diagnosticar as demandas e aperfeiçoar o encaminhamento de projetos.

SERVIÇO: O encontro está previsto para acontecer a partir das 9h, na sede de campo da Apeoesp, rua Aécio de Feo Flora, 380 -Jardim  Brasilândia.  


Fonte: Do Portal Regional

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista