Morador captura escorpião e reclama da falta de orientação pela Prefeitura
Nossa Lucélia - 27.03.2015


Departamento de Controle de Vetores afirmou que já tem 20 registros de aparecimento do animal em Adamantina, mas que a prioridade é o combate à dengue

ADAMANTINA - O engenheiro agrônomo Tiago Figueiredo, de 22 anos, capturou um escorpião que apareceu em sua casa nesta quinta-feira (26). O morador do Parque Paraíso, em Adamantina, relatou que este tem sido um problema comum no bairro e reclama que a Prefeitura tem dado atenção apenas ao combate à dengue.

O bicho foi localizado por sua funcionária, que fazia a limpeza da sala. “Ela pegou uma almofada no chão e viu algo enrolado. Foi quando o escorpião caiu e ela me chamou”, contou Figueiredo. O engenheiro tirou a foto do animal e o deixou em um recipiente de plástico ainda vivo. As imagens foram encaminhadas ao iFronteira por meio do “Vc Que Manda”.

Figueiredo mora na Rua Benedito Lemes de Souza e falou que na vizinhança tem sido comum aparecer escorpião. “Tem lugar em que foram achados seis. Uma vizinha contou que matou um e depois apareceram os filhotes. Teve também quem encontrou em cima da cama”, pontuou.

Quando ele ficou sabendo dos casos, colocou redes nos ralos, mas, mesmo assim, ainda houve o aparecimento em sua casa. “Moro aqui há três anos e é a primeira vez que isso está acontecendo. Minha mãe ligou na Secretaria de Saúde e disseram que iriam demorar para vir porque estão priorizando o combate à dengue”, informou.

O agrônomo se diz preocupado com a situação por causa das crianças. “Isso é algo sério, fora que não recebemos nenhuma orientação sobre o que fazer com o escorpião. Já tem a dengue. Agora são duas preocupações. A Prefeitura tem de priorizar tudo”, salientou.

OUTRO LADO - Em contato com a Prefeitura, o chefe do Departamento de Controle de Vetores, Luiz Carlos Putinatti, confirmou ao iFronteira que a prioridade do município é o combate à dengue. “O registro deste morador já está comigo, só que ainda não deu tempo de ir lá, mas ainda na tarde de hoje [26] eu irei à casa dele. O secretário de Saúde [Jorge Yochinobo Chihara] pediu para que os trabalhos fossem focados na dengue”, explicou.

Ele ainda afirmou que não tem como comparecer à residência “de imediato, assim que as pessoas ligam”. “Estou tentando providenciar mais veneno para a dengue para não parar com a nebulização. Ainda hoje [26], vou ver a situação deste morador, será verificado onde o animal foi encontrado, se dentro ou fora da casa, quais os procedimentos que ele deve tomar e tudo mais. Eu tenho uns 20 endereços com escorpiões encontrados aqui, estou indo dentro das minhas possibilidades, então, é preciso ter paciência. A dengue é prioridade”, ressaltou Putinatti ao iFronteira.


Fonte: Heloise Hamada e Murilo Rincon _ Do iFronteira.com

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista