Dengue influencia queda de doações no Banco de Sangue de Dracena
Nossa Lucélia - 27.03.2015


Unidade já ficou sem reservas de sangue tipo negativo. Segundo enfermeira, ideal é que 300 bolsas sejam doadas em um mês

DRACENA - Com o avanço da epidemia de dengue em Dracena, o estoque do Banco de Sangue da Santa Casa caiu cerca de 60%, nos últimos 40 dias. De acordo com a enfermeira Maria Inês Cremon Miguel, os mais de 900 casos da doença confirmados na cidade podem ter contribuído para a redução.

Segundo os dados divulgados por ela, no período do dia 2 de março até o início da semana, 159 bolsas de sangue, do tipo positivo e negativo, foram doadas. No entanto, o ideal é que a unidade tenha quase 300 bolsas por mês para conseguir atender todas as cidades da Nova Alta Paulista.

Para ela, a epidemia de dengue pode ter contribuído para que o número de doadores diminuísse em grande quantidade nos últimos dias. “Algumas pessoas que são doadoras cadastradas não estão indo ao banco com tanta frequência. Pode ser que tenham contraído a doença ou que precisem cuidar de algum parente picado pelo mosquito”, diz ao G1.

Já nesta terça-feira (24), a unidade está sem bolsas de sangue tipo “negativo” disponíveis para oferecer, caso algum paciente precise com urgência, revela Miguel. “É um número alarmante, já que várias cidades da região podem ser afetadas", afirma.

A fim de solucionar o problema, a enfermeira afirma que os funcionários têm entrado em contado com os doadores para lembrar sobre a importância da ação. Outra alternativa é o agendamento da doação que pode ser feito pelo telefone, "já que muitas pessoas não têm tempo de ir até a unidade apenas no período da manhã", conforme Miguel ao G1.

“Quem estiver apto a doar, nós pedimos que venha contribuir com o nosso estoque de sangue. É um assunto que deve ser de interesse da população em geral, pois estamos preocupados”, acrescenta.

SERVIÇO – O Banco de Sangue de Dracena fica na Rua Virgilio Pagnozzi, N° 822, no Centro e funciona das 7h às 11h. Mais informações ou agendamentos podem ser feitos pelos telefones (18) 3821-8466 ou 99740-8688.


Fonte: Ariane Viana _ Do G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista