Para controlar a dengue na cidade prefeitura vai multar moradores
Nossa Lucélia - 24.02.2015


Primeiros 55 dias do ano já registraram aumento de 65% nos casos. Ação pede conscientização da população no combate ao aedes aegypti.

JUNQUEIRÓPOLIS - O município de Junqueirópolis se prepara para aplicar multas aos moradores que não fizerem sua parte no combate à dengue no município. Os primeiros 55 dias de 2015 já registram um aumento nos casos de dengue em Junqueirópolis, se comparado ao segundo semestre de 2014.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município, Márcia Gomes, são 118 casos positivos de 2014 contra 115 ocorrências confirmadas neste ano. Ela explica que diversas campanhas de conscientização foram realizadas, mas o aumento mostra que a cidade precisa de mais ajuda.

"O município vem fazendo sua parte, oferecemos cobertura total para atendimentos de saúde, temos agentes nos bairros, fizemos arrastão passando veneno, realizamos palestras e divulgações de todas as formas possíveis. Não da para dizer que é falta de orientação", explica Gomes.

A partir de segunda-feira (2), os agentes visitam às residências e caso identifiquem focos do mosquito da dengue, uma notificação será deixada no local, conforme informou a coordenadora. Após o prazo dado, um fiscal da prefeitura recebe o caso e fica responsável pela autuação.

"A multa é legal e permitida tanto pelo código sanitário quanto pela lei municipal. O valor aplicado é de cerca de R$ 127. Infelizmente é a forma que resta para tentar reduzir os casos", pontua Gomes.

Ainda conforme a coordenadora, a cidade de Junqueirópolis se divide em sete setores, e apenas dois deles têm a situação considera como "controlada". Diferente do bairro Jardim Esperança, que é considerado o lider no quesito casos positivos.

A orientação é para que a população se conscientize e haja rapidamente, já que o tempo quente acelera o ciclo da larva. "Estamos tendo muitas internações, e na região até óbitos foram registrados. As pessoas precisam entender que a responsabilidade é coletiva", argumenta Gomes.


Fonte: Gustavo Justino _ Do G1 Presidente Prudente

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista