Região economiza 0,43% de energia durante o horário de verão
Nossa Lucélia - 20.02.2015


De acordo com a Caiuá, percentual equivale ao consumo de 10 mil residências durante um mês. Relógios devem ser atrasados em um hora no domingo (22)

REGIÃO - Termina na madrugada do próximo domingo (22) mais uma edição do horário brasileiro de verão. À meia-noite de sábado (21), ou 0h de domingo (22), os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Em 127 dias, na região de Presidente Prudente, a empresa Caiuá registrou redução na demanda de aproximadamente 5% e diminuição no consumo de cerca de 0,43%.

De acordo com a concessionária, nos 24 municípios da região atendidos pela Caiuá, houve economia de 2.200 MWh (megawatts-hora), o equivalente ao consumo de 10 mil residências durante um mês, ou proporcional ao consumo de uma cidade de 30 mil habitantes, como o município de Presidente Bernardes, durante o mesmo período.

O horário brasileiro de verão teve início no dia 19 de outubro de 2014, durou ao todo 127 dias e foi implantado em 11 estados das regiões Sul e Sudeste, mais o Distrito Federal.

De acordo com o analista de Mercado da empresa, Rogério Rodrigues dos Santos, o resultado está dentro dos objetivos esperados com a medida, reduzir não só o consumo, mas principalmente a demanda.

“Com o horário de verão, reduz-se o esforço do sistema, ou seja, as pessoas mudam seus hábitos, há um alívio no uso das redes de transmissão de energia no horário de pico. Por exemplo, no início da noite, o consumo de energia residencial é diluído e normalmente não coincide com o horário em que as luzes da iluminação pública são acesas. Isso torna o sistema de distribuição mais seguro, pois fica mais aliviado no pico e menos sujeito às interrupções de emergência”, disse.

No Brasil, a mudança foi adotada pela primeira vez no dia 1 de outubro de 1931, através do Decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional, e manteve-se initerruptamente somente a partir de 1985.


Fonte: Do iFronteira.com

Voltar para Home de Notícias


Copyright 2000 / 2015 - All rights reserved.
Contact: Amaury Teixeira Powered by www.nossalucelia.com.br
Lucélia - A Capital da Amizade
O primeiro município da Nova Alta Paulista